Nunca é tarde para empreender: lições de quem abriu uma empresa aos 50 anos

Por Da Redação
26 de outubro de 2016 às 11:28 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
*Por Gladys Mariotto
Para quem passou dos 30, 40 ou 50 anos, empreender é mais do que inovar ou arriscar-se no mercado. Nesse caso, construir uma empresa pode ser sinônimo de colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do tempo e deixar um legado que seja relevante.
Quando somos muito jovens, temos uma grande motivação e energia. Porém, ainda somos desprovidos de bagagem profissional e problemas como falta de experiência, pouca percepção ou imaturidade com questões de relacionamento podem atrapalhar a iniciativa. Já quando somos maduros, temos uma maior compreensão e conseguimos corrigir erros com mais rapidez.
Em quatro anos de existência da Já Entendi, pude comprovar que minha experiência e também necessidade pessoal poderiam alcançar e ajudar um número maior de pessoas. Como portadora de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), percebi a necessidade de desenvolver um método que me auxiliasse nos estudos e, aos 36 anos, quando ingressei no ensino superior, foi possível dar continuidade e desenvolver uma metodologia que mais tarde, abrangesse os trabalhadores da base da pirâmide.
Aos 50 anos, criei a Já Entendi, startup de inteligência educacional com a missão de fomentar o desenvolvimento profissional da base da pirâmide por meio de videoaulas, apps e games e, em apenas 3 anos de fundação, já aumentamos o faturamento 50 vezes, e capacitamos mais de 1 milhão de trabalhadores.
Existem muitos exemplos, na economia mundial, de pessoas que deixaram de lado sua idade e foram bem-sucedidas empreendendo e criando uma nova oportunidade de negócio para suas vidas. Empresas como o McDonald’s, Coca – Cola e KFC foram fundadas por pessoas acima de 50 anos, época onde é a idade na qual muitos já estão prestes a se aposentar. Portanto, nunca é tarde para empreender.
A trajetória em outros lugares serão ferramentas importantes para empreender e até mesmo inspirar outras pessoas que pensam que a idade é uma barreira intransponível. Suas vivências o auxiliarão a se relacionar melhor com futuros parceiros e clientes, estabelecer uma cultura empresarial própria e criar uma trajetória de sucesso duradoura.
*Gladys Mariotto, 54 anos, CEO da Já Entendi. Formada em Belas-Artes e Bacharel em Filosofia, com pós-graduação em História da Arte e Sociologia, Mestrado em Filosofia. Esse vasto currículo acadêmico foi construído mesmo com o primeiro vestibular sendo feito aos 36 anos. A metodologia do Já Entendi foi desenvolvida e aprimorada durante toda a trajetória acadêmica, além das diversas produções de livros, apostilas e filmes. Portanto, o Já entendi é resultado dos últimos 16 anos, e também tema da tese de doutorado da Gladys, que foi interrompida para se dedicar aos negócios, pois sem dúvidas, fazer escolhas faz parte da maturidade.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários