2018: você está preparado para a Nova Economia?
Por Lucas Bicudo
11 de dezembro de 2017 às 08:19 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A forma como fazemos negócios está mudando. Airbnb, Uber e Spotify? O que vimos até aqui foi só a ponta do iceberg. Inteligência artificial, Realidade Virtual e Aumentada, BlockChain e Criptomoedas, Internet das Coisas, Robótica, Impressoras 3D, Indústria 4.0, Empregabilidade, gestão de ativos…
Um sistema econômico de redes e mercados descentralizados, que combina necessidades e posses, ignorando os intermediários tradicionais. Essa é a Nova Economia, essa é a era onde a competitividade dá lugar à colaboração.
Não se produz mais inovação apenas em centros de P&D. Não adianta mais contratar um contingente de 1 mil profissionais para tentar se manter competitivo contra o resto do planeta – que cada vez mais está inovando e compartilhando. Antigamente uma empresa passava cerca de 60 anos no S&P 500. Hoje, ela pode ser substituída a cada 15 dias. Essa diminuição da vida útil das corporações é conduzida pelo crescimento de startups, que acabam alcançando o sucesso mais depressa e ditando as transformações do mundo.
Indústrias seculares estão sendo desafiadas por empresas altamente inovadoras, com negócios baseados em tecnologias revolucionárias. O que funcionou até aqui, não vai levar as empresas até o próximo nível. A Tesla, por exemplo, só produz veículos elétricos e vem pesquisando tecnologia para transformá-los em autônomos. A companhia reflete claramente a relação entre empresas tradicionais e disruptivas. Em pouco mais de dez anos de existência, a Tesla vale hoje mais do a GM e a Ford, mesmo vendendo uma fração ínfima de carros que seus rivais.
O custo para se iniciar uma startup nos anos 2000 era de aproximadamente US$ 5 milhões. Já em 2011, a pessoa pode ter cerca de US$ 5 mil que já pode ter acesso a esse modelo. Isso se deve as tecnologias que não evoluem mais de forma isolada. As tecnologias evoluem e se convergem, o que faz com que coisas que até um tempo atrás não eram possíveis, se tornem reais hoje.
Você está preparado para a Nova Economia?
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários