Uber omite chantagem e roubo de dados de 57 milhões de usuários do aplicativo
Por Elena Costa
22 de novembro de 2017 às 17:11 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Uber pagou US$ 100 mil para manter em sigilo um ataque aos servidores que guardam os dados das contas. Foram 57 milhões de dados pessoais de motoristas e usuários hackeados em outubro do ano passado. Os funcionários que participaram do caso já foram demitidos.
Indivíduos hackearam e realizaram download dos dados e entraram em entraram em contato com a empresa e a chantagearam. Caso não pagassem os 100 mil iriam divulgar os dados. O pagamento foi decisão do chefe de segurança Joe Sullivan e do CEO Travis Kalanick. Além disso, eles fizeram os indivíduos assinarem um contrato de nondisclosure e deixaram o pagamento transparecer como “bug bounty”, ação comum em empresas de tecnologia.
O CEO da empresa Dara Khosrowshahi afirmou que só ficou sabendo do ocorrido, assim como o público, nesse ano e já tomou medidas que garantam que os dados estejam seguros e não nas mãos dos indivíduos, que já foram identificados. Ele solicitou uma dura investigação e demitiu os envolvidos no caso.
As autoridades oficiais de Illinois, Massachusetts, New York, and Connecticut iniciaram investigações sobre o caso. O Italian Data Protection Authority também. Elas estão averiguando as implicações legais que o Uber pode ter infringido, incluindo o Federal Trade Commission’s e o California’s breach-disclosure laws.
Dara se dirigiu aos usuários e motoristas no blog da empresa afirmando que não daria desculpas pelo ocorrido e que isso não deveria ter ocorrido. Ressaltou que eles estão mudando a maneira como fazem negócios, colocando a integridade no cerne de cada decisão que tomam e trabalhando duro para ganhar a confiança do clientes.
As startups, como o Uber, têm desafiado grandes corporações e conquistado cada vez mais clientes oferecendo novas funções e atividades. Aprenda mais sobre esse assunto no Corporate Startup Inovation Conference. Clique no link e saiba mais.
(Via Business Insider)
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários