Motoristas mulheres do Uber no Brasil podem escolher dirigir apenas para mulheres

João Ortega

Por João Ortega

24 de outubro de 2019 às 18:02 - Atualizado há 1 ano

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

No Brasil, apenas 6% dos motoristas de Uber são mulheres. Entre os motivos para esta disparidade, a empresa identificou que um deles é a segurança: elas não se sentem confortáveis sozinhas com passageiros do sexo masculino no carro. Assim, a Uber lançou, nesta quinta-feira (24), uma ferramenta inédita em outros países do mundo que permite às motoristas dirigir apenas para passageiras mulheres

“Acreditamos que cada viagem gera uma oportunidade econômica. Mas, analisando a base de motoristas cadastrados na plataforma, vimos que existe uma grande diferença entre o número de homens e mulheres que, de fato, aproveitam essa oportunidade para gerar renda”, afirma Claudia Woods, diretora geral do Uber no Brasil. “Para se sentirem mais à vontade, as motoristas agora podem optar por levar apenas usuárias que se identificam como mulheres, sejam cis ou trans. A ferramenta U-Elas pode ser ligada a qualquer momento e estará disponível exclusivamente para parceiras mulheres”.

A U-Elas funciona como um botão que pode ser acionado ou não dentro do aplicativo. Neste sentido, dá a liberdade à motorista que, por exemplo, quiser levar qualquer passageiro durante o dia, mas preferir restringir as corridas para mulheres à noite.

A ferramenta está disponível como piloto nas cidades de Campinas (SP), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). A ideia é expandir para todo o território nacional no ano que vem.

Elas na Direção

A U-Elas faz parte de um programa maior de incentivo às mulheres da Uber, chamado Elas na Direção. Além do botão que restringe corridas a passageiras, foi lançado uma parceria com a empresa Localiza Hertz, de aluguel de carros. Mulheres cadastradas como motoristas na Uber terão condições especiais, incluindo preço reduzido, para alugar um veículo.

Além disso, serão disponibilizados cursos online sobre empoderamento pessoal e econômico voltado ao público feminino. Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e a NoFront Empoderamento Financeiro. Além disso, encontros presenciais serão agendados para debater temas relevantes sobre empreendedorismo feminino.

“Queremos fazer parte da vida de milhares de mulheres brasileiras que estão em busca da sonhada independência financeira. A plataforma Elas na Direção foi desenvolvida com todo carinho e cuidado para oferecer as ferramentas que essas mulheres precisam para alcançar esse sonho”, diz Claudia Woods.

Conheça as duas próximas conferências da StartSe para quem quer redefinir o futuro:
Inteligência Aritificial Conference
Silicon Valley Conference