Transcender utiliza inteligência artificial para identificar doenças em gado

Por Conteúdo Patrocinado
5 de agosto de 2020 às 11:48 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Transcender, startup criada pela NEXA.IT, utiliza a inteligência artificial para oferecer soluções em diversos mercados — a exemplo da educação, finanças, varejo, segurança e agropecuária.
Na agropecuária, a inteligência artificial é utilizada no reconhecimento facial e identificação de doenças. Por muito tempo, a identificação de animais era feita de forma invasiva — através de brincos, chips subcutâneos e até marcação à fogo. Hoje, a Transcender utiliza tecnologia para reconhecer cada animal através de características da face e dorso. Através do reconhecimento, também é possível acompanhar o estado de saúde de cada animal.
“Convencionalmente, a identificação de doenças em animais é feita por zootecnistas e veterinários, através da análise clínica e visual. Se um humano é capaz de olhar e identificar, a inteligência artificial também é”, explica Pedro Henrique Ramos Prado, CEO da Transcender.
Prado conta que há alguns elementos que auxiliam na detecção de anormalidades: a locomoção, olho caído e orelhas baixas (indicam possível parasitose), entre outros. O pecuarista é atualizado do status de seus rebanhos por SMS, e-mail ou WhatsApp.
A startup tem o objetivo de oferecer uma solução acessível e que possa complementar o trabalho dos profissionais do setor, diminuindo o número das visitas técnicas. “Esses especialistas trabalham muito, pois têm que viajar para o interior até as fazendas. As jornadas acabam durando 14 horas entre a locomoção e análise e o trabalho pode levar mais de um dia, o que gera custos extras”, afirma Prado. A plataforma encontra-se em processo de validação, com o auxílio do Banco Regional de Desenvolvimento do Sul, em que a empresa está sendo pré-acelerada.
Outras aplicações para a inteligência artificial
Prado, que é membro do Comitê de Machine Learning na International Association of Artificial Intelligence, explica que a Transcender “nasceu da vontade de contribuir de forma global em diversas áreas”. “A inteligência artificial possui o poder de abstração. Ela consegue aprender qualquer coisa que seja ensinada, desde que seja feito da maneira correta”, afirmou.
Para contribuir com mais segurança digital, a companhia desenvolveu uma tecnologia em que a I.A é capaz de detectar pedofilia e bullying na internet. A solução auxilia, inclusive, no controle de conteúdo, impossibilitando a visualização de palavrões em dispositivos eletrônicos de menores de idade, entre outros vulneráveis digitais.
Na educação, a Transcender utiliza I.A para criar perfis de alunos de acordo com a evolução nas instituições de ensino. O objetivo é de entender e categorizar o processo de aprendizagem de cada indivíduo.
Nas finanças, a startup é capaz de avaliar a base de cobrança, entendendo quais são os clientes que possuem mais ou menos possibilidade de pagar os débitos. “Após traçar um perfil dos devedores, os categorizamos por ordem de probabilidade. A empresa passa a gastar menos recurso e tempo, começando a cobrança com quem está mais apto a sanar a dívida”, disse Prado.
A mesma categorização anônima de pessoas pode ser feita no segmento de varejo. A companhia está em fase de estudos e desenvolvimento, para grandes redes de supermercados, de uma ferramenta que avalia o hábito dos compradores, identificando as gôndolas e corredores mais frequentados. “A informação é valiosa porque as prateleiras mais visitadas são vendidas para as marcas e essa análise passa a ser a base de dados”, finaliza.
A Transcender é uma das startups que possuem estande no Varejo Tech Conference, evento 100% online e gratuito da StartSe, realizado nos dias 3, 4 e 5 de agosto. Confira!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários