Surge um novo modelo de gestão: A Gestão do Imprevisível

Avatar

Por Júnior Borneli

12 de junho de 2020 às 15:44 - Atualizado há 5 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A crise nos provou que “normal” é algo mais subjetivo. O cenário de incerteza constante, gerada pela rápida aceleração do mundo através de novas tecnologias e modelos de negócio, mostrou que a imprevisibilidade é o normal.

Nessa crise, o mundo todo fez previsões sobre o “novo normal” e o futuro dos mercados. Todos falharam… ou fingiram sucesso. O fato é que, quando não se pode prever, a única coisa em que podemos nos apoiar é em testes e experimentos rápidos. Isso é a base da Gestão do Imprevisível.

Manter-se apenas no campo das hipóteses é arriscado e improdutivo. Transformar hipóteses em experimentos é o que faz evoluir. Mas esse movimento de mudança de gestão exige um grande esforço para ser efetivo.

Porque os antigos mapas mentais de gestão não combinam com mais com a realidade. Mais do que nunca, líderes precisam de uma visão de longo prazo, para que consigam agir e gerar resultados no curto prazo.

Peter Drucker, pai da administração moderna, já profetizava: “você não pode prever o futuro, mas pode criá-lo.” Essa é a hora de tomar as rédeas e aceitar que a imprevisibilidade é a ordem do dia e que, para se manter competitivo, é preciso gerir a instabilidade.

Economistas e Analistas de Mercado costumam diferenciar riscos de incertezas. Esse foi o modelo de prever o futuro usado até aqui. Riscos eram coisas desconhecidas que podiam ser descritas na forma de probabilidades e traduzidas em números. Incertezas, não. O mundo agora está cheio delas. Como você vai gerir suas incertezas?

A StartSe desenvolveu o primeiro curso do mundo focado na Gestão do Imprevisível e criou ferramentas para que isso seja implementado e desenvolvido nas empresas.

Acesse agora o site, conheça todos os detalhes e junte-se ao grupo de gestores mais bem preparados para conduzir empresas nessa nova fase.

As vagas são escassas e a turma é limitada a um determinado número de pessoas, para que o compartilhamento do conteúdo e a troca de experiências seja altamente rica.