A receita de sucesso da Chilli Beans: produtos customizados e franquias

Caito Maia, fundador da empresa, contou a trajetória da marca na Retailtech Conference da StartSe

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

5 de dezembro de 2017 às 18:33 - Atualizado há 2 anos

A Chilli Beans é uma marca de ótica criada há 20 anos. Hoje, é uma varejista que está presente em mais de 19 países, com mais de 800 lojas. Caito Maia, fundador da empresa, apresentou a história da marca na Retailtech Conference promovido pela StartSe, que está acontecendo hoje.

“Percebemos há 10 anos atrás que se continuássemos a vender óculos escuros, iríamos morrer”, disse Maia em sua palestra. Como é que a marca está completando 20 anos este ano, se continua vendendo óculos escuros?

A resposta é simples: todos os produtos são especiais. Todos os óculos possuem uma história, que é contada pelos vendedores na hora da compra. Para Maia, essa foi a forma da marca não virar uma simples comodity. E, para manter os vendedores atualizados com as histórias de cada peça, os designers realizam uma conversa semanal chamada de “Drop de pimenta”.

Toda semana, a marca lança novas coleções de produtos como óculos e relógios. O diferencial é que ela sempre traz um toque a mais: a parceria com a cantora Rita Lee, por exemplo, traz a assinatura da cantora acompanhada com um disco voador que ela mesma desenhou. Quando os fãs da cantora ouvem a história do produto, ele passa a ter ainda mais valor e é comprado na hora.

O mesmo aconteceu com a campanha dos Beatles, por exemplo. A Chilli Beans usou as madeiras do mesmo tipo que as que eram utilizadas nos instrumentos da banda, e trouxe um toque pessoal aos produtos. A coleção com o DJ Alok trazia uma a haste do óculos igual o fone de ouvido do DJ. É o toque pessoal que fazia a diferença na hora da compra do produto e que criou a identidade da marca.

Inovações com tecnologias simples

Atualmente, a Chilli Beans é uma das poucas óticas que oferecem a customização de óculos em tempo real. O cliente escolhe a cor da lente, da haste em um computador e o leva para casa na hora. A empresa também lançou um produto inovador, adicionando imãs em óculos de grau que permitem a mudança no visual do óculos, tornando-os adequados para usar na luz do sol.

A empresa também foi a primeira no mundo a trazer lentes foscas. “Dois meses depois, a Rayban lançou a mesma lente”, comentou o fundador da empresa.

Essas são tecnologias simples, mas que mudam completamente como os consumidores compreendem o produto e a marca. A partir daí, a Chilli Beans passou a investir ainda mais no fortalecimento de seu nome, realizando campanhas de posicionamento de marca.

As tecnologias utilizadas pela Chilli Beans diferenciam seus produtos, destancando-a da concorrência e a colocando um passo à frente.

A relação com os franqueados

Em 2015, a Chilli Beans ganhou o prêmio de maior franqueadora do ano pela Associação Brasileira do Franchising. “Das 800 lojas, eu conheço 700 e realizo 50 visitas nas lojas por semana, conversando com as pessoas”, comenta Maia. Para ele, é importante ter um contato próximo com os franqueados. Para isso, a empresa realiza uma convenção anual em um cruzeiro, onde divulga as coleções e intenções da marca para o próximo ano.

A junção do meio físico e digital – o Omnichannel

Caito Maia afirmou que a empresa tem o plano de chegar em 1.100 pontos de venda no mundo nos próximos anos. Para isso, a marca não escolhe investir mais no varejo físico ou e-commerce, mas na junção dos dois. “Não acredito em hipótese alguma em tudo online ou offline, mas na junção dos dois. (…) A tecnologia existe, mas o ser humano sempre será importante em qualquer situação”, comentou.

Uma maneira que a empresa investiu no mercado digital – e experimentou a melhor venda de sua história – foi através de uma campanha com influenciadores do seu público-alvo. Na campanha, constavam desde atores globais à influenciadores e cantores, unindo o público dos dois canais de venda inclusive na mesma campanha.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

[php snippet=5]