15 startups que querem melhorar a mineração no país

Por João Ortega
5 de fevereiro de 2019 às 11:33 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Startups do setor de mineração vão buscar soluções inovadoras para transformar este mercado no Brasil. Nesta segunda-feira (4), 15 projetos foram selecionados para aceleração no Mining Hub, uma iniciativa em Belo Horizonte que une mineradoras, fornecedores, empreendedores e pesquisadores da área. Os profissionais trabalharão em conjunto no coworking WeWork da capital mineira.
O anúncio das startups selecionadas para o Mining Hub acontece apenas dez dias depois do rompimento da barragem de resíduos da mineradora Vale na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). O incidente resultou em 114 mortes confirmadas e mais de 200 desaparecidos. Dos 15 projetos escolhidos, quatro apresentam propostas para a gestão de resíduos da mineração.
Vale ressaltar que o projeto de aceleração teve início em novembro do ano passado. Ou seja, as mais de cem startups inscritas não previam o desastre ambiental e social causado pela má gestão de resíduos da mineradora.
Das quinze startups selecionadas, sete estão sediadas em Belo Horizonte; duas em São Paulo; e as demais em Araxá (MG), Guarulhos (SP), Anápolis (GO), Florianópolis (SC), São Leopoldo (RS) e Recife (PE). Elas terão mais de R$ 1 milhão no total para realizar seus projetos – e este valor pode aumentar, já que o orçamento para algumas ainda não foi definido.
Mining Hub
O Mining Hub é uma iniciativa que tem apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Além de acelerar startups do setor, o projeto busca levar temas de empreendedorismo para crianças, jovens e idosos residentes em áreas de atividade das mineradoras.
Leia também: Startups se unem em força-tarefa para redução de danos em Brumadinho
Por trás da iniciativa está a maioria das grandes mineradoras do país: Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), CMOC International Brasil, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas e Vale.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários