Startup cria plataforma de busca por imóveis com inteligência artificial

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

26 de janeiro de 2018 às 13:29 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Ronnie Sang e Luiz Eduardo Perna são empreendedores que se conhecem desde a infância. Quando Ronnie Sang morou nos Estados Unidos, percebeu que, mesmo na crise no mercado imobiliário americano, plataformas online de imóveis cresceram muito. No Brasil, Luiz Eduardo Perna via o mercado imobiliário não sofrer muitos avanços, com atuação principalmente offline. Juntos, decidiram criar a plataforma LoopImóveis.com – uma plataforma de busca de imóveis.

Na plataforma, pessoas físicas e jurídicas, como imobiliárias e incorporadoras anunciam imóveis, enquanto pessoas interessadas fazem seu cadastro e buscam pelos que desejam. Esse modelo de negócios não é inédito no Brasil, mas Sang afirma que o diferencial da LoopImóveis.com são os leads qualificados que ela gera.

“Nós utilizamos da inteligência artificial e a central que trabalha 7 dias por semana aqui para atender e qualificar esses leads. O nosso objetivo é otimizar processos de venda do incorporador ou pessoa física. Nos concorrentes, você recebe 30 leads por mês, mas você só conseguirá falar com 15 dessas pessoas, e 5 ou 3 a negociação irá para frente”, comentou o fundador. “Nós vamos te passar 5 leads, mas são 5 pessoas que passam pela nossa qualificação interna e a gente sabe que é um bom prospecto”, completa.

O portal de imóveis começou a operar em fevereiro de 2016 em Mogi das Cruzes, São Paulo, após os fundadores escutarem as dores das imobiliárias da cidade. Até maio de 2016, foi o processo de validação da ideia e, até então, o modelo de negócios era “freemium” – de graça até certo ponto. É mais uma das grandes mudanças do setor imobiliário, que vamos discutir com afinco durante um evento exclusivo voltado para o mercado imobiliário em fevereiro.

Modelo de negócios

Em setembro de 2016, a startup começou a atuar ativamente em São Paulo. “São Paulo é o principal mercado, mas atendemos hoje em empreendimentos de nível nacional”, comentou Ronnie Sang. Hoje, incorporadoras podem cadastrar imóveis de todo o país, com a oportunidade de receber leads qualificados – e o modelo de negócios da LoopImóveis.com é o de cobrar por lead.

“Nosso objetivo é ajudar as incorporadoras a otimizar a venda e aumentar a conversão. (…) Nossos clientes também otimizam a verba de marketing, tempo da equipe comercial e consequentemente reduzem custos”, explicou o fundador.

Atualmente, os portais de imóveis estão cada vez mais populares pois, devido à facilidade, passaram a ser o primeiro ponto de pesquisa dos consumidores quando querem vender ou alugar um imóvel. A facilidade de “visitar” imóveis sem sair de casa torna a pesquisa menos cansativo e até divertida devido a grande cartela de opções que os clientes possuem.

Próximos passos

Hoje, a LoopImóveis.com está captando investimento para investir em tecnologia e “deixar a plataforma mais expressiva”, segundo Sang. “O nosso foco é, durante 2018, realmente ganhar mercado no nordeste e sul, aprofundar nossa presença nessas regiões. No sudeste, queremos ganhar mais market share, porque ainda há muito espaço para crescer aqui”.

O tipo de investimento escolhido pela startup foi o equity crowdfunding, via Broota. A plataforma permite que as pessoas apoiem a startup, investindo online em troca de equity. Se você é um investidor e deseja investir em startups, participe da nossa Angel Class. E, se você faz parte de uma startup e deseja saber como captar investimentos, entre na InvestClass.

[php snippet=5]