Startup prevê convulsões com 25 minutos de antecedência

Avatar

Por Júnior Borneli

30 de Maio de 2017 às 14:55 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A epilepsia é a mais comum de doenças cerebrais graves e atingem mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo. Desse total, cerca de 80% estão em países em desenvolvimento. Embora existam medicamentos e cirurgias disponíveis, mais de um terço dos pacientes não consegue melhorias.

Para esses pacientes, não havia nada que pudesse ser feito para melhorar ou amenizar o problema. Olhando para essas pessoas, a empreendedora Paula Gomez criou a Epistemic, empresa que desenvolveu um dispositivo que prevê um ataque epilético com até 25 minutos de antecedência.

A Epistemic é uma das empresas que estão revolucionando a área de saúde. Para saber mais sobre as health techs, construímos um ebook. Saiba mais.

A startup possui um software testado e com resultados comprovados, e agora está finalizando sua implementação em um dispositivo portátil.

Este dispositivo promete melhorar a qualidade de vida de pessoas com epilepsia, abrindo portas para uma vida mais independente, sem consequências graves. O equipamento alerta o usuário, com antecedência média de 25 minutos, de que uma convulsão pode acontecer em breve. A mensagem chega no smartphone do paciente, de seus familiares e cuidadores.

Basicamente, o paciente utiliza pequenos e discretos sensores na cabeça, que fazem análises em tempo real e analisam os padrões. Quando há uma alteração, é disparado o alerta. Essa inovação tem potencial para evitar muitos acidentes graves e garantir autonomia para que milhões de pessoas possam conviver melhor com a epilepsia.

Quer conhecer mais inovações como essa?  Conheça o Health Tech Conference, maior evento sobre novas tecnologias aplicadas na área da saúde. Conheça o programa clicando aqui.