Startup traz vagas de emprego exclusivas para programadores

Por Tainá Freitas
8 de dezembro de 2017 às 13:07 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O francês Etienne Curati, fundador e CEO da ProgramaThor, chegou ao Brasil faz pouco mais de ano com um objetivo: criar uma plataforma de vagas para programadores. Ele se juntou à Rafael Oshiro, co-fundador e COO, inspirado em trazer para o país um modelo de negócios já consagrado na França.
Os fundadores realizaram uma pesquisa com empresas brasileiras para entender como funciona o mercado aqui. O feedback foi que a divulgação em sites de vagas convencionais não atendia as necessidades das empresas, que recebiam milhares de candidaturas – inclusive de pessoas com outras profissões – e perdiam muito tempo analisando-as, sem chegar em algum resultado. Foi assim que, em março de 2017, a startup ProgramaThor começou a operar, conectando empresas à programadores.
Contratar programadores em especial é muito mais difícil do que outras profissões pois cada um possui sua finalidade e até linguagem técnica específica, algo que alguns recrutadores de Recursos Humanos às vezes não possuem intimidade. A ProgramaThor muda esse cenário trazendo um ranking de profissionais adequados para a vaga, selecionados através de um “match”.
O match é possível pois, ao anunciar uma vaga, a empresa escolhe quais os requisitos desejados. Os candidatos, ao realizarem um cadastro, escrevem suas habilidades e, se desejarem, até as comprovam por meio de testes especializados de cada setor e dificuldade. Os candidatos que realizam os testes e comprovam suas habilidades têm maiores chances de serem escolhidos.
Com o match, a startup também resolve outro problema de compatibilidade: a remuneração. Ao fazer o cadastro no site, o candidato escolhe qual o seu salário ideal, e a empresa também informa qual o valor que deseja pagar.
Os candidatos só conseguem se candidatar se possuem um match adequado. Por isso que, ao optar por anunciar uma vaga pela ProgramaThor, a empresa possui à sua disponibilidade uma quantidade pequena de escolhas, mas que são opções corretas, avaliadas e ranqueadas.
Modelo de negócios e 2018
Hoje, a ProgramaThor oferece 5 vagas de graça para as empresas testarem sua plataforma mas, depois que as vagas são utilizadas, cada vaga custa R$ 399. O preço pode diminuir caso a empresa deseje mais de uma vaga.
Atualmente, a plataforma já possui 600 empresas e quase 10 mil programadores cadastrados. Já foram feitas 11 mil candidaturas na ProgramaThor, que, além de divulgadas para a base de usuários já cadastrados por e-mail, também são divulgadas em grupos no Facebook, jobboard parceiros e Linkedin. Essa é uma forma de trazer novos candidatos, mas, no fim, todos passam pelo match.
A startup, criada em março de 2017, foi acelerada pela FGV em agosto. “A aceleração termina em fevereiro, então pensamos em fazer a primeira rodada de investimentos no fim de fevereiro, começo de março”, comenta o CEO Etienne Curati.
Um dos objetivos da startup é chegar a 40 mil programadores cadastrados no próximo ano. “O nosso objetivo em 2018 é encontrar um investidor, pois queremos aumentar o tamanho de nossa database. Hoje, muitas das pessoas cadastradas no ProgramaThor são de São Paulo, então queremos ter mais influência em outras cidades”, afirma Curati.
A importância da programação
“Foi o Tim Cook quem disse isso, e eu concordo 100%: a programação será mais importante que o inglês”, comentou o CEO da ProgramaThor. Para ele, a programação é uma maneira diferente de pensar, que permite a criação de muitas coisas e abre muitas portas. De fato, em um mundo tecnológico, é a programação quem constrói as páginas na internet pelo qual navegamos hoje, por exemplo.
Essa é, com certeza, uma profissão disruptiva que cria novas oportunidades para qualquer setor da economia. É por isso que a programação faz parte da Nova Economia, uma revolução que a tecnologia está trazendo para o mundo que conhecemos hoje e será abordada no evento 2018.
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários