Startup cria ônibus autônomo fabricado em impressora 3D

Por Isabella Carvalho
2 de setembro de 2019 às 12:00 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Desde 2007, a startup Local Motors tem se dedicado a desenvolver veículos elétricos impressos em 3D. Em 2016, a empresa, com sede em Phoenix, criou o Strati, primeiro carro produzido dessa forma. A impressão tridimensional do automóvel, com exceção de peças como motor, rodas e assentos, foi realizada durante uma conferência nos Estados Unidos e durou 44 horas.

Strati, carro produzido pela Local Motors em impressora 3D.
Pouco tempo depois a empresa criou o Olli, ônibus elétrico também feito em impressora 3D. O veículo estreou também em 2016 em Maryland, nos Estados Unidos. Neste ano, a empresa apresentou uma versão atualizada de sua criação — o Olli 2.0.
O ônibus é autônomo, pode transportar dez pessoas e percorrer até 160 km com uma carga — que é recarregada em menos de duas horas. Além disso, é equipado com um computador de bordo, sensores 360º e com o sistema IBM Watson IoT, que analisa dados em tempo real para interagir com o piloto e fazer escolhas durante o trajeto.
Olli 2.0, ônibus fabricado em impressora 3D pela Local Motors.
No interior, os passageiros têm acesso a telas sensíveis ao toque que podem transmitir conteúdos em realidade aumentada e virtual. O ônibus também é integrado ao IBM Watson e Amazon Lex, permitindo que empresas criem seus próprios sistemas de interação com clientes. Segundo a Local Motors, o Olli 2.0 pode ser personalizado de diversas formas. No caso de um hospital, por exemplo, alguns bancos podem ser removidos para o transporte de pacientes.
Conectividade
O objetivo da Local Motors é implantar o Olli 2.0 em cidades, vilas e municípios para resolver problemas de congestionamento, poluição e acessibilidade. Para isso, a empresa criou um aplicativo que se conecta ao veículo. Por meio dele, os usuários podem se registrar, reservar uma viagem com o Olli mais próximo e pagar pelo serviço.
Interior do Olli 2.0.
Hoje, a versão 1.0 do veículo já está circulando em nove pontos, como na Base Conjunta das Forças Armadas dos Estados Unidos, no Texas, e no White Rock Corporate Campus, parque empresarial em Rancho Cordova, na Califórnia. Em todos os locais, os ônibus estão sendo guiados por motoristas de apoio. Por enquanto, a startup está coletando dados para entender a reação do público e como o veículo tem ajudado no alívio de congestionamentos.
O Olli 2.0 começou a ser produzido em julho e as entregas começarão no quarto trimestre deste ano. Enquanto isso, a primeira versão será implantada em outros três locais não divulgados pela Local Motors. A produção do Olli 1.0 será reduza nos próximos meses até que os pedidos já feitos sejam concluídos.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários