Startup inglesa cria “sistema operacional” para cidades inteligentes do futuro
Por Júlia Miozzo
11 de novembro de 2015 às 13:23 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A startup londrina Improbable lançou nesta quarta-feira (11) a sua primeira cidade de simulação virtual, junto de seu sistema operacional. A principal ideia do negócio é facilitar a simulação de sistemas complexos – algo que ainda é extremamente complexo.
“Hoje, na ciência da computação, as pessoas são mestres em aplicativos para construir coisas para um único computador. E todo o poder desse computador pode ser usado para coisas ótimas. Mas existem esses outros conjuntos incrível de problemas que queremos resolver – como recriar cidades completas e criar mundos virtuais para serem explorados, ou recriar economias e ser capaz de esboçar todos os processos em uma empresa”, disse o CEO da startup, Herman Narula, em entrevista ao Business Insider.
O foco inicial da startup, fundada em 2012, era nas implicações tecnológicas de jogos, mas já possui aplicativos na área de ciência, pesquisa, defesa e outras. A cidade virtual anunciada é montada com a ajuda de diversos acadêmicos para formular as milhões de interações de entidades interconectadas, desde as pessoas até os carros.
“O jogo final aqui é dar à cidade um sistema operacional. Isso não é só uma simulação, é um modelo operacional”, disse o CEO. “Você pode ligar isso em sensores ao vivo e começar a usar em operações do dia-a-dia. Se o caminhão do lixo estiver atrasado, qual será a implicação naquela cidade? Nós conseguimos descobrir em um momento. Se você quisesse criar um novo serviço, ou um serviço como o Uber, ele poderia ser capaz de enganchar-se a este, ajudando-o a torna-lo muito mais eficiente. E o ponto que queremos criar para o mundo é: é esse o ponto a que precisamos chegar, não somente para cidades – mas para qualquer sistema complexo. Todas as nossas empresas de infraestrutura deveriam funcionar desta maneira, porque essa é a única maneira de entender as consequências de nossas ações, planejadas e devidamente, em um mundo que se torna cada vez mais complicado”, explicou. A cidade virtual vai funcionar com o sistema operacional da empresa, SpatialOS, também lançado hoje.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários