Startup cria tecnologia que transforma caminhões tradicionais em autônomos

Avatar

Por Júlia Miozzo

18 de Maio de 2016 às 14:09 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – Google, Tesla e Apple já estão avançadas em termos de desenvolvimento dos carros autônomos. Mesmo que a segurança desses veículos não seja garantida e outros pontos ainda sejam debatidos, uma startup já conseguiu levar a tecnologia autônoma aos caminhões. As informações são do CNN Money.

Chamada Otto e criada por antigos executivos da Apple, Google e Tesla, a startup já desenvolveu um kit que transforma um caminhão em um veículo autônomo. Até o momento, três caminhões Volvo VNL 780 autônomos equipados com a tecnologia da Otto estão em fase de testes em estradas da Califórnia.

Diferente das demais empresas envolvidas com veículos autônomos, a startup não monta um veículo já autônomo do zero, mas transforma os modelos já existentes de caminhões. Para isso, utilizam uma combinação de sensores e câmeras localizados no topo do carro, além de um software customizado e hardware capaz de realizar a direção. O caminhão autônomo consegue dirigir por conta própria apenas por 9 a 11 horas diárias e, na teoria, é capaz de economizar combustível e reduzir o número de acidentes.

O custo do hardware ainda não foi definido, mas, segundo a empresa, será muito menor do que o de um novo caminhão.

A empresa norte-americana Freightliner chegou a criar um modelo de caminhão autônomo no ano passado e até a receber autorização para circular no estado de Nevada, mas não foi transformando um veículo existente.