Startup cria aplicativo que paga usuário para responder pesquisas e outras missões
Por Júlia Miozzo
11 de setembro de 2015 às 14:56 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – Um dos problemas que as empresas estão constantemente enfrentando é saber como seu público está avaliando seu serviço ou produto. Somando-se a isso o fato de que muitas das pesquisas realizadas apresentam dados equivocados ou que não mostram a real situação, o que piora a situação.
Foi pensando nisso que surgiu a PiniOn, empresa que realiza pesquisas de forma a garantir a veracidade do resultado. Através de seu aplicativo, o cliente pode solicitar missões de cliente oculto, pesquisas de opinião, hábitos de consumo e satisfação e monitoramento de PDV (Pontos de Venda). E quem as realiza, ganha dinheiro com isso. “Nossa intenção é levar vantagem para as grandes marcas utilizando os dados de pesquisa”, disse o CEO da empresa, Eduardo Gringberg.
E nessa brincadeira de responder pesquisas todos saem ganhando: enquanto a empresa ganha uma maior percepção de seu mercado e consumidores, quem responde as perguntas também recebe uma remuneração correspondente ao questionário respondido, variando de R$ 0,25 até R$ 15. Já são mais de 180 mil usuários cadastrados e um milhão de respostas aprovadas desde que a empresa foi fundada, em 2013. Entre seus clientes estão nomes como PepsiCo, Diageo, Unilever, Santander, Rede Globo, Mitsubishi, Ibope Inteligência, Nestlé, Y&R e outros. Cada cliente pode formular o seu questionário ou tipo de missão e também criar um perfil das pessoas que poderão responder à pergunta, selecionando características como sexo e idade.
“Nós atendemos também pequenas médias e pequenas, inclusive startups”, comentou Rodrigo. “Essas últimas conseguem fazer pesquisas sobre seu mercado, avaliar seu produto ou serviço, etc”. Além de ser versátil e se adaptar a todos os portes de empresa, a PiniOn conta com o serviço Live, que permite que os consumidores avaliem campanhas de TV ou programas ao vivo – assim, as marcas conseguem questionar a audiência no momento exato.
“O nosso maior diferencial é a veracidade das respostas do questionário. Nós pedimos que o usuário tire uma foto para comprovar o que está respondendo, que vá até o local da pesquisa para realiza-la – e conseguimos monitorar isso através da geolocalização”, explicou o CEO.
Para este e o próximo ano, os objetivos da empresa são criar uma versão web para questionários mais profundos e extensos, gerar mais produtos em cooperação com clientes e duplicar o faturamento. Atualmente, a empresa conta com 100 clientes.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários