Sampa Comunicação lança startup que pode acabar com agências

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

2 de Maio de 2018 às 17:37 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Recentemente, o fundador e CEO da Sampa Comunicação teve uma ideia: criar uma startup de live marketing que automatiza a produção de eventos. O conceito surgiu após voltar de uma missão da StartSe no Vale do Silício e absorver todas as novidades e mindset daquele ecossistema.

Para ele, as agências hoje não são capazes de curar as dores de cada cliente, pois estão focadas nas próprias dores e os atendimentos não são personalizados. Ao ver agências lidarem com vários clientes ao mesmo tempo e trazer sempre as mesmas opções de parceiros, Fernando Toti entendeu que os clientes pagam altas taxas e não possuem liberdade de escolha. “As agências oferecem o que é melhor para as próprias agências, pensando nas empresas em segundo plano”, afirma. Pensando nisso, Toti decidiu trazer a inovação para o próprio quintal e criar a UpSampa.

“Percebi que o mercado de turismo é bem próximo do publicitário e vi que o mercado do agente de turismo acabou. O agente organizava a sua viagem, mas hoje as ferramentas tecnológicas possibilitam que você mesmo organize. Parece meio óbvio, mas para a publicidade não era”, comenta. Ele cita outro exemplo semelhante que viu no Vale do Silício: os chefes de cozinha cozinham em suas casas e convidam os clientes para jantarem ali. A intenção é oferecer um atendimento personalizado e exclusivo, com menor custo e mais confortável inclusive para o próprio chefe – é um novo marketplace.

Agora, com a plataforma UpSampa, estarão disponíveis briefings de eventos já prontos – como festas de fim de ano – que podem ser customizados pelos próprios clientes. Além disso, o cliente também pode montar a própria lista, marcando e desmarcando itens predefinidos – na plataforma, também há os mandatórios e as sugestões. Caso o cliente desmarque um item obrigatório e/ou previsto em lei (como segurança), o próprio sistema se incube de avisá-lo para não gerar erros.

Com o briefing pronto, a UpSampa traz os fornecedores sugeridos, que serão escolhidos pela empresa. Caso falte alguma peça no dia do evento por responsabilidade do fornecedor, haverá um “botão de emergência” em que os fornecedores concorrentes poderão oferecer o serviço na hora. Após o evento, todos os fornecedores terão os serviços avaliados por clientes.

O próprio UpSampa trará uma planilha com o status do planejamento do evento e o quanto foi gasto. A Sampa também trará um parâmetro para as empresas, oferecendo um relatório de business intelligence de valores pagos em eventos de empresas do mesmo setor.

“Quando eu apresentei a ideia na empresa, pessoas que eu respeito e ouço muito foram contra. Elas falaram as mesmas coisas para as pessoas que querem mudar ‘não, as pessoas não estão prontas pra isso, não tem tecnologia pra isso, as pessoas não querem organizar seu próprio evento, não querem ter esse trabalho’. Eu disse ‘Se você perguntar pra elas, elas querem sim’. Claro, você tem que descobrir como fazer isso de uma forma que seja legal pra elas, e esse foi meu segundo ponto”, comentou.

A ideia ainda está em fase de MVP e será modificada de acordo com a experiência e feedback dos clientes. De início, está voltada para o live marketing (em eventos), mas a UpSampa pretende trazer esse formato para o digital marketing e publicidade. “Será um MVP seguro porque os clientes testarão a solução com a Sampa por trás do projeto. Terá o evento, a campanha acontecendo normalmente, mas a gente tentando automatizar isso, testando de maneira extremamente segura. Não vamos prejudicar ou colocar em risco nenhum projeto”, finaliza Fernando Toti.

Veja o vídeo de apresentação da startup:

https://youtu.be/d40eVc67Cxc

A UpSampa estará presente na NVIDIA Startup Village no Silicon Valley Conference,  o maior evento de inovação já feito no Brasil sobre o Vale do Silício que acontece nesse sábado (5). Os ingressos já estão esgotados, mas você pode cadastrar seu e-mail e ser o primeiro a saber da segunda edição do evento em 2018.

[php snippet=5]