Rússia anuncia bloqueio de sites de exchanges de criptomoeda

Entenda os motivos do governo russo para impossibilitar o acesso aos sites de exchanges de criptomoedas e qual é a posição do governo

Avatar

Por Elena Costa

13 de outubro de 2017 às 12:21 - Atualizado há 2 anos

bitcoin exchanges

O primeiro-governador do Banco Central Russo , Sergei Shvetsov anunciou esta semana que pretende bloquear os sites de exchanges de criptomoeda. A justificativa dada é que os websites são duvidosos e que oferecem riscos.

Inicialmente as autoridades financeiras da Rússia já tratava qualquer dinheiro não emitido por um órgão oficial ilegal já que ocorria o risco de servirem para lavagem de dinheiro. Atualmente eles aceitam o mercado de criptografias mas quer ter um controle maior sobre este setor, afirmando que desejam controlar o volume ou mesmo limitar o acesso do mesmo ao público.

Sergei chegou a afirmar que a atitude é um método duvidoso para investidores ganharem dinheiro e que por esse motivo não permitirá um acesso direto e fácil aos instrumentos. Mas também não descarta o interesse do Banco Central em criptográficas devido os altos retornos de compra.

Ao mesmo tempo que não descartou o interesse, alertou que “as criptográficas se transformam gradualmente em ativos de alto rendimento, sendo um meio de pagamento”. Para a tomada de decisão o Banco Central levou em consideração que o uso dos criptogrupos traz riscos razoavelmente altos para os seus cidadãos e empresas.

Apesar da decisão polêmica o governo russo quer regulamentar o uso de criptomoedas no país, principalmente que empresas como a Russian Miner Coin investiu US$ 43 milhões no setor para concorrer com a líder deste ramo, a China.

O próximo parecer da Rússia sobre o tema ainda não foi revelado e deixa no ar a questão sobre regulamentação das criptomoedas, não somente no país mas também ao redor do globo já que este investimento vem tomando grandes proporções na esfera financeira.

Quer opinar e discutir sobre o assunto? Então participe da nossa comunidade de discussão e ouça e debata as questões que envolvem o tema. Além disso, o StartSe montou o Bitcoin Conference para discutir o futuro desta nova moeda. Saiba mais informações clicando aqui.

(Via Venture Beat)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]