Startup brasileira torna pesquisas de satisfação mais descomplicadas e assertivas
Por Isabella Câmara
24 de julho de 2018 às 12:34 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O cuidado com a experiência do cliente está no centro de inúmeras discussões acerca do futuro do mercado varejista – por isso, entender o consumidor e seu comportamento durante a jornada de compra é fundamental para garantir a satisfação. Além disso, a expectativa do próprio consumidor em relação à sua experiência de compra aumenta cada dia mais, assim como a exigência dele por atendimentos mais personalizados.
A fim de prestar assistência aos varejistas nessa nova empreitada, surge a SoluCX, uma startup de São José dos Campos (SP) que oferece soluções para gestão da experiência do consumidor. Em atividade há um ano, o primeiro cliente da startup foi o Spa das Sobrancelhas – e o resultado da atuação da SoluCX já foi sentido logo nos primeiros dias. “O Spa das Sobrancelhas começou a utilizar nosso software de gestão de customer experience em algumas das suas 300 lojas. Focamos em gerar engajamento dos clientes com as pesquisas e, em um mês, tivemos resultados sólidos – a base cadastrada subiu de 20% para 40%, e 26% das experiências já foram avaliadas”, diz Tiago Serrano, CEO da SoluCX.
Com uma ferramenta moderna e eficaz, que integra o tradicional Net Promoter Score (NPS) à inteligência artificial, a SoluCX busca criar uma relação mais próxima e duradoura entre a comunidade e o varejista. “Nossa tecnologia utiliza o NPS para obter feedback e mensurar o grau de lealdade dos consumidores”, diz. Além do NPS, a SoluCX também utiliza inteligência artificial para entender os motivos das satisfações e insatisfações dos clientes. Com ela, a startup reúne informações em apenas 15 segundos, respeitando as particularidades de cada unidade de negócio da marca – fator fundamental para criar um relacionamento mais genuíno.

Tiago Serrano, CEO da SoluCX.
O CEO da SoluCX explica que, por meio de machine learning, o sistema de pesquisa dá início a um estudo de motivos e submotivos, coletando uma série de dados complementares que ajudam as empresas a entender as necessidades dos compradores e melhorar o serviço oferecido, criando sinergia entre as partes. “O algoritmo utiliza essa lógica em cada uma das unidades de negócio sempre que ele percebe que o erro amostral está baixo e que é possível avançar no entendimento de um dos índices de satisfação”, afirma Serrano.
Atualmente, a empresa analisa mais de 30 milhões de compras por mês, realizadas em aproximadamente 5.000 lojas. Entre seus mais de 20 clientes, um chama atenção: a Magazine Luiza. Serrano conta que, em três meses de parceria, a loja viu o engajamento das avaliações subir de 2% para 13% . “Atualmente, a porcentagem chega a 20% e são cerca de 75 mil avaliações mensais”, conta.
Inicialmente, a SoluCX cobrava uma mensalidade fixa por unidade do varejista. Mas, diante as exigências da demanda, a SoluCX decidiu pivotar o modelo de negócios para avaliações entregues – ou seja, o cliente da SoluCX só paga pelas avaliações entregues. A SoluCX também cobra por usuário porque “algumas marcas utilizam mais de 1.000 logins para prover acesso aos gestores das unidades, regionais, divisionais e matriz”, explica Serrano. Além dos atuais clientes, outras dez empresas estão usando a ferramenta durante um período de testes – segundo o CEO, 87% desses interessados acabam virando parceiros após experimentarem o dispositivo.
No futuro, a startup que recentemente passou pela primeira fase de seleção da Y Combinator, uma das principais aceleradoras do Vale do Silício, buscará reduzir o atrito do cliente durante as suas pesquisas. “Pretendemos torná-las cada vez mais rápidas e agradáveis ao consumidor, oferecendo uma boa experiência de pesquisa. Assim, conseguiremos coletar mais informações para que os varejistas e prestadores de serviços tenham dados ricos e representativos para melhorar seus produtos e serviços”.
A SoluCX é uma das startups que estão revolucionando o setor varejista no Brasil e ela estará presente na Startup Village da Varejo Tech Conference mostrando a transformação que está acontecendo em primeira mão para quem estiver no evento! Quer saber mais a feira? Acesse o site e inscreva-se!
Baixe já o aplicativo da StartSe



Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários