“Segundo semestre de 2018 será focado na recuperação do varejo”
Por Isabela Borrelli
3 de agosto de 2018 às 17:23 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O primeiro semestre no Brasil não foi um momento muito fácil para o mercado de varejo. “No primeiro semestre de 2018, nós tivemos alguns percalços no caminho, como o aumento de frete dos correios e a Copa do Mundo”, afirma César Tejon, CEO da SquidFácil, startup de conciliação e fornecimento de produtos para lojas virtuais, vendedores autônomos ou lojistas de redes sociais.
Apesar desse cenário negativo na primeira metade do ano, o mercado tem grandes chances de melhora, que conta com a ajuda de fortes aliadas: as fintechs. “Hoje as fintechs tem facilitado muito o crédito e isso amplia muito a capacidade de consumo. As pessoas que antes não tinham cartão de crédito ou acesso a empréstimo agora têm acesso por meio dessas soluções”, defende Tejon.
As formas como o varejo está driblando as dificuldades e aproveitando uma maior disponibilidade dos clientes é por meio da tecnologia. Afinal, não é incomum ver grandes redes fechando, um claro sinal da preferência do público atual pelos e-commerces. Mas os e-commerces não são a única aposta do mercado: showrooms e omnichannels são cada vez mais frequentes no mercado.
Para Tejon, a tecnologia se une à grande aposta do varejo, que será a experiência, a partir da qual os clientes poderão testar os produtos e realmente validar sua qualidade antes de efetuar a compra.
“Eu acho que [em 5 anos] vai mudar tanta coisa no mercado! Eu acredito em um varejo muito mais conectado, seguindo o modelo omnichannel e muito mais virtual. Ao mesmo tempo, uma tendência que é cada vez mais frequente são os showrooms, onde as lojas exibem, permitem que o consumidor faça o teste do produto e compre online lá mesmo para entregar em casa depois”, explica o CEO.
Quer saber mais sobre o futuro do varejo no Brasil e no mundo? Venha para o VarejoTech Conference. César Tejon e diversos experts do setor palestrarão sobre o que podemos esperar para o setor. Não perca!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários