Segredo para varejo de sucesso é a confiança, diz presidente do ReclameAqui

Avatar

Por Isabela Borrelli

24 de agosto de 2018 às 15:13 - Atualizado há 2 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A época em que os consumidores eram alvos de bombardeios publicitários acabou. Agora, eles que ditam as regras e escolhem as marcas com as quais mais se identificam.

“Companhias devem sim entender que não é só vender, tem que entregar o produto e tem que acompanhar o pós-venda, algo que a maioria das pessoas não entende aqui no Brasil”, afirma Mauricio Vargas, presidente do ReclameAqui, em palestra no VarejoTech Conference.

Ele cita o caso da Amazon, que tem uma política muito clara de priorizar um bom atendimento. No caso, segundo ele, se os clientes tiverem algum problema, a Amazon com toda a certeza resolve. Essa atitude da gigante gera confiança nos clientes, que, para Vargas, é o segredo de um varejo bem sucedido.

“Nossa razão de existir sempre foi ter uma relação de consumo justa. A chave está em reputação e confiança, porque não adianta ter um preço legal, dividir em 10 vezes. O e-commerce brasileiro insiste em frete grátis e parcela de 10 vezes, o consumidor não quer isso”, defende o especialista.

A partir da confiança dos clientes na empresa, a conversa entre consumidor e a marca automaticamente começa a aumentar. E é exatamente aí que a ReclameAqui quer atuar: “Nós vamos ter um match place de reputação: todas as melhores empresas e melhores produtos estarão ali. A gente não vai querer comissão em cima. Se você é bom, me paga uma taxa mensal, porque a gente quer acompanhar toda a compra, incluindo o pós, e não só até o pagamento”, revela.