LinkApi: startup traz “integração como serviço” para seu modelo de negócios

Startup auxilia equipes de TI a realizar integrações mais rápido e facilmente, possuindo o próprio marketplace de aplicações

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

23 de julho de 2018 às 17:43 - Atualizado há 2 anos

Há alguns anos, os serviços em nuvem tornaram possível uma tecnologia que hoje é muito utilizada: o SaaS. As nuvens permitiram os “softwares as a service”, nos quais os softwares deixaram de ser baixados em computadores, mas acessados através da internet e hospedados em nuvem.

A tecnologia permitiu a venda do serviço por assinatura e mais liberdade para acessá-lo de onde quiser, quando quiser. Agora, uma evolução desta tecnologia já chegou: o iPaaS – plataforma de integração como serviço.

As iPaaS – plataformas de integração como serviço – surgiram para facilitar a integração entre sistemas e aplicações. As plataformas oferecem algoritmos e templates de integração pré-construídos e funcionalidades customizáveis, facilitando o trabalho de equipes de TI.

Dessa forma, as plataformas de integração unificada podem unir e sincronizar dados e aplicativos, permitir a replicação de informações e a automatização de alguns serviços. No Brasil, a LinkApi é uma das startups que está realizando esse trabalho.

A LinkApi foi criada quando o desenvolvedor de software Thiago Lima percebeu que integração entre sistemas era um trauma para as empresas. A startup oferece uma agilidade e linguagem universal de comunicação com qualquer aplicação de ecossistema, desde plataformas de e-commerce, CRM’S, ERP’s, sistemas de finanças, logística, entre outros.

É por conectar serviços de CRM (sistemas e estratégias de gestão de relacionamento com clientes), ERP (sistema de gestão empresarial) e e-commerces que a LinkApi já está impactando o varejo. O sistema faz mais de 4 milhões de atualizações por dia, eliminando falhas no e-commerce que irritam o cliente e prejudicam vendas.

A startup foi criada em janeiro deste ano e possui o Buscapé, Total Express e Trusted Company entre seus clientes do varejo. “O nosso objetivo é simplificar a forma de fazer uma integração. Por meio de uma plataforma intuitiva que automatiza todo o processo, o próprio cliente pode fazer a configuração. O LinkApi surgiu de uma demanda que sempre foi recorrente para o comércio eletrônico e, ao observar isso, decidimos transformar esse problema em uma solução inovadora para o mercado”, explica Thiago Lima, CEO do LinkApi.

Ainda no segmento de varejo, a startup ainda possui o seu próprio marketplace de aplicações (APIs). A LinkApi é uma das startups que estarão na Startup Village do VarejoTech, evento da StartSe que promove as maiores inovações e reúne especialistas do setor. Quer saber mais? Saiba aqui e não perca essa oportunidade!

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store