Startup usa big data e traz uma iniciativa de marketing inovadora no país

A TunAD analisa e sincroniza em tempo real campanhas de TV e rádio com publicidade na internet para ter melhores resultados

0
shares

Você já assistiu uma propaganda de um produto na televisão e foi pesquisá-lo na internet no mesmo momento, correto? Se sim, você foi impactado pelo marketing tradicional. Mas se você foi pesquisar esse produto durante a propaganda e encontrou uma promoção que o transformou em algo imperdível, então você conheceu o moment marketing.

Uma das precursoras do moment marketing no país é a startup TunAd, que detecta eventos e propagandas relevantes em rádios e televisões para veicular campanhas online. A startup aproveita a “janela de oportunidade” para veicular campanhas de produtos, aumentando o retorno das campanhas e a possibilidade de conversões.

A TunAd iniciou no mercado com o nome de AudioMonitor, monitorando as estações de rádio para saber quais músicas e artistas estavam tocando nas rádios e em quais momentos. Com o tempo, o mercado publicitário começou a demandar que a empresa fizesse o mesmo para propagandas e assim César Sponchiado, fundador da startup, resolveu pivotar.

Além de rádio, a startup começou a analisar o conteúdo veiculado em televisões do Brasil inteiro. A TunAD possui uma tecnologia própria para identificar e analisar os áudios – como faria o Shazam, por exemplo -, mas identifica conteúdos sobre futebol, clima, entre outros.

Para realizar a coleta de dados, a startup trabalha ativamente com big data, utiliza o Google Speech API para realizar a transcrição do que está sendo falado na televisão. Com a semântica de áudios e vídeos analisada, a TunAD possui as ferramentas perfeitas para unir campanhas veiculadas na internet com as que estão sendo exibidas em rádio e televisões, trazendo uma experiência única para consumidores.

“Agências de publicidade offline e online dificilmente se falam e planos vão para o ar de maneira individual, mas hoje nós vemos televisão com celular na mão. O nosso objetivo é tornar as campanhas multitelas – se tiver algo que interessa um consumidor, ele vai dar um Google e clicar nele, e é nesse momento no qual jogamos a campanha do cliente lá em cima”, explica César Sponchiado. Além de veicular a campanha quando a propaganda offline está ativa, uma iniciativa também possível é ativar campanhas quando as dos concorrentes estão sendo veiculadas na televisão.

Um exemplo de campanha bem-sucedida feita pela startup foi da Novalgina. O medicamento é um dos poucos que são permitidos se o paciente está com dengue. Quando falavam sobre dengue em rádio ou televisão, a TunAD acionava a campanha da Novalgina no Youtube – e o crescimento foi recorde. “Tivemos o retorno de 374% de CTR, de incremento de resultado em campanha”, comenta Sponchiado.

Atualmente, a TunAD monitora mídias em geral na América Latina e Estados Unidos. Em casos específicos como temperatura e esportes, a cobertura e análise de mídia pode chegar no mundo inteiro. Para o futuro, a startup planeja a expansão em mercados, principalmente uma atuação mais forte nos Estados Unidos e Europa. “Também desejamos iniciar projetos on-to-on para utilizar a inteligência artificial para avaliar a capacidade de uma campanha online, se vai dar resultado ou não”, diz Ricardo Monteiro, CSO da startup.

A TunAD possibilitou uma nova forma de marcas engajarem seus clientes e assim terem mais resultados em suas vendas. Este é um exemplo da transformação digital que está acontecendo no varejo. Participe da VarejoTech Conference da StartSe, um evento que reunirá os maiores especialistas do varejo para discutir as inovações e o futuro do setor. Confira aqui!

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Tags

tunad

Comentários