Resiliência: a principal ferramenta no enfrentamento de crises

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

14 de julho de 2020 às 19:19 - Atualizado há 2 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

No dicionário, há dois significados para a palavra “resiliência”:

  1. propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
  2. capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Na pandemia do COVID-19, essa foi a principal característica que empresas e funcionários tiveram que adquirir no momento de crise. Planos que haviam sido traçados com antecedência foram transformados às pressas, abrindo caminho para o imprevisível. A consequência foi, para muitos, se tornar mais resiliente.

Mas, afinal, como a resiliência é aplicada na prática? Essa é uma das perguntas que Antônio Salvador e Daniel Castello respondem no primeiro episódio do Gente Digital, novo podcast da StartSe. Antônio Salvador é diretor de carreiras na Mercer, enquanto Daniel Castello é mentor Endeavor e consultor em estratégia. Juntos, ao longo dos episódios, eles discutem a transformação digital de empresas, o futuro do trabalho e como as pessoas entram e possuem um grande impacto nessa equação.

Para Salvador, empresas resilientes “possuem uma cultura forte, baseada em dados, com decisões rápidas e assertivas, em que a comunicação é honesta e franca com todos os envolvidos”. Castello adiciona, ainda, que sejam pessoas ou empresas, “se não há capacidade de mudar a forma de operar, o contexto em que trabalha e as habilidades que possui ao longo da vida, ficará obsoleto”.

O podcast Gente Digital está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Google Podcasts. Novos episódios são lançados quinzenalmente, às terças-feiras.

Ouça o primeiro episódio do Gente Digital:

Transformação Digital para Executivos

Se você é um empresário ou executivo de uma empresa, pode contar ainda com o auxílio de Daniel Castello e Antônio Salvador para realizar transformação digital.

Eles são os professores do curso Transformação Digital para Executivos, oferecido pela StartSe.

No curso, você irá aprender:

  • como construir e aplicar uma estratégia de negócios para o ecossistema Digital
  • os principais erros relacionados à estratégia de negócios digitais e como evitá-los
  • as ações que o CEO e os executivos sênior precisam começar a desenvolver para impulsionar suas empresas.

Confira o curso completo.