Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que o IPO do Airbnb foi o maior dos EUA em 2020?

Por que o IPO do Airbnb foi o maior dos EUA em 2020?

, jornalista da StartSe

10 min

15 fev 2021

Atualizado: 11 out 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia da COVID-19. Com a quarentena, lockdown e fechamento de fronteiras de países, viajar deixou, por um tempo, de ser uma possibilidade (ainda que fosse um grande desejo!). De acordo com a Organização Mundial de Turismo, a receita deste mercado pode ter caído US$ 910 bilhões no mundo inteiro em 2020.

Por isso, foi um choque quando a abertura de capital do Airbnb, uma startup de hospedagem, foi o maior dos Estados Unidos em 2020. Durante este período difícil, a companhia demitiu 25% de seus funcionários – cerca de 1.900 pessoas. Brian Chesky, fundador e CEO da empresa, escreveu uma carta emocionante sobre o acontecimento.

A capacidade de adaptação foi um fator marcante para que a empresa fizesse uma volta por cima. Entre tentativas e erros, o Airbnb conquistou a confiança dos investidores a tempo da abertura de capital. Um dia após a abertura – que aconteceu em 10 de dezembro -, a startup já valia mais que o Marriot e Hilton juntos.

Um dos fatores que pode ter auxiliado a ganhar esta confiança é que, diferente de empresas como a Uber, o Airbnb se tornou uma companhia lucrativa antes do IPO. Além disso, no terceiro trimestre do ano, enquanto concorrentes como Expedia e Booking tiveram queda de receita de 58% e 48%, respectivamente, a do Airbnb foi de apenas 18%.

Piero Franceschi e Felipe Giannetti, da StartSe, fizeram uma análise da situação e de como o Airbnb se destacou em 2020. Dá o play no vídeo:

Thumbnail do vídeo

O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!