“Por favor, saiba que não é sua culpa”

Avatar

Por Júnior Borneli

19 de Maio de 2020 às 14:43 - Atualizado há 7 meses

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Essa frase, retirada da carta de Brian Chesky, fundador do Airbnb, aos 1.900 funcionários demitidos, é uma lição para todos os empreendedores, sobre como se deve tratar as pessoas que o ajudaram na jornada.

A longa carta traz, em detalhes, a real situação da empresa e os planos de futuro, como uma forma de justificar o movimento de desligamento das pessoas.

As lições mais importantes da carta são:

  • Transparência é tudo: quando as pessoas estão envolvidas no contexto, a compreensão é mais fácil. Saber da reação situação da empresa ajudou a criar um ambiente mais humanizado de desligamentos. Seja verdadeiro, sempre.
  • Diminua os danos: o Airbnb decidiu pagar salário por mais 14  semanas para os funcionários demitidos e os manteve eletivos para a compra de ações da empresa, durante um tempo. É uma tentativa de diminuir o impacto financeiro na vida de cada uma das pessoas demitidas.
  • Cuidados com a saúde: a empresa vai garantir, aos funcionários baseados nos EUA, pelo menos 12 meses de plano de saúde. E, aos funcionários alocados em outros países, manterá o benefício até o final de 2020.
  • Ações de Recolocação: o Airbnb criou ferramentas para ajudar os funcionários demitidos a conseguirem um novo emprego. Criaram um site de recomendações, colocou seu time de RH para buscar vaga para os ex-funcionários, vai pagar um serviço treinamento e transição de carreira e doou a todos os funcionários demitidos um MacBook.

Aqui faço um parênteses: ter as habilidades corretas ajuda muito no processo de recolocação, ainda mais no cenário atual. Por isso, é importante aprender as habilidades que são exigidas hoje.

O curso Fortaleça sua Carreira ajuda justamente nesse ponto e pode ajuda-lo a proteger sua posição ou prepara-lo para ocupar rapidamente uma nova posição.

  • Conecte-se com as pessoas: na carta, Brian convocou os que ficam a honrarem os que saíram. E se despediu dos ex-funcionários com essa frase:

“Eu realmente sinto muito. Por favor, saiba que isso não é sua culpa. O mundo nunca deixará de procurar as qualidades e talentos que você trouxe para o Airbnb… que ajudaram a construir o Airbnb. Quero agradecer, do fundo do meu coração, por compartilhá-los conosco.”

O Airbnb tinha 7.500 funcionários e demitiu 25% da sua força de trabalho para se readequar ao novo cenário econômico, onde as viagens foram praticamente zeradas, impactando em cheio o seu modelo de negócio baseado em hospedagens.

Para saber mais sobre o curso Fortaleça sua Carreira, acesse o site oficial do curso e conheça todos os detalhes.