Política de sigilo da Apple está prejudicando a empresa em uma área crucial

Avatar

Por Júlia Miozzo

30 de outubro de 2015 às 16:16 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

SÃO PAULO – A Apple é conhecida por não divulgar nenhum de seus projetos até que sejam lançados e apresentados para o público, esse é um dos pilares da política da empresa. Essa política, entretanto, pode estar prejudicando a empresa em seus projetos de inteligência artificial, de acordo com a Bloomberg.

Enquanto empresas como o Google, Microsoft e IBM já apresentaram em congresso pesquisas sobre o tema e maneiras de ensinar os computadores a trabalharem mais rápido e de maneira mais inteligente, a política da Apple não permite que seus funcionários apresentem pesquisas ou relatórios. Alguns funcionários da empresa participaram de uma conferência no ano passado, mas não mencionavam para qual empresa trabalhavam, a não ser que fossem questionados. “A Apple está fora da escala em termos de sigilo”, disse Richard Zemel, professor do departamento de ciência da computação à Bloomberg.

Novos funcionários da equipe de inteligência artificial da Apple não podem divulgar seus cargos na empresa no LinkedIn ou no Twitter e, segundo uma fonte familiarizada com o assunto, a empresa pede para que tranquem a porta de seus escritórios, onde quer que estejam.

Por esses motivos, o maior sucesso da Apple em termos de Inteligência Artificial até hoje foi ter comprado a Siri de uma startup, em 2010. “Eu acredito que, se não mudarem sua atitude, eles ficarão para trás”, disse Yoshua Bengio, pioneiro em Inteligência Artifical e professor de ciência da computação da Universidade de Montreal.

Um dos problemas com a área é a pequena possibilidade de contratações. Ainda segundo Bengio, “as melhores pessoas não querem ir para um ambiente aonde tudo tem que ser mantido em segredo”.

Que a empresa, de fato, está expandindo sua área de I.A., não é segredo – mas isso não acontece de maneira rápida. A compra de startups e a contratação de pesquisadores influentes da Microsoft já indicam a evolução, além de anúncios de vagas de emprego em seu site que mencionam “Inteligência artificial”.

Alguns pesquisadores de IA afirmaram que a Apple pode estar planejando publicar sua primeira pesquisa do tema, mas ainda não existem muitos detalhes sobre tal.