Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Os 4 setores mais promissores para uso de Inteligência Artificial no Brasil

O que antes era apenas uma tecnologia, se tornou um serviço

Os 4 setores mais promissores para uso de Inteligência Artificial no Brasil

Agrotech (foto: Getty)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Tainá Freitas

Logística, publicidade, indústria, varejo… São muitos os setores que estão utilizando inteligência artificial no Brasil. Essa mudança tem sido sustentada por uma crescente de ofertas – de acordo com um relatório da Distrito e KPMG, são 702 startups com este foco no país.

A inteligência artificial, que antes era apenas uma tecnologia, se tornou um serviço. Atualmente, a maioria das startups brasileiras do setor trabalham criando soluções personalizadas para cada empresa. Não há um segmento que não possa ser beneficiado, pois a AI atua em duas frentes:

Estratégia, que impacta na inteligência do negócio com análise de dados e insights.

Automação, que auxilia na execução de tarefas repetitivas antes feitas por humanos.

Embora o mercado esteja cada vez mais aberto às possibilidades dessas empresas, há setores que estão saindo na frente. Conheça alguns deles:

1 - Saúde e biotecnologia

12,5% das startups brasileiras de inteligência artificial focam em saúde e biotecnologia. A visão computacional da AI pode auxiliar, por exemplo, na análise de exames para detectar anomalias. 

Em 2018, um estudo publicado na revista científica Annals Of Oncology mostra que a AI superou médicos da França, Alemanha e Estados Unidos na detecção de imagens de câncer de pele.

No Brasil, a Onkos é uma startup que auxilia em diagnósticos incertos. A companhia une biologia molecular, assinaturas genéticas personalizadas e inteligência artificial. 

Há, ainda, espaço para empresas que atuam em outras fases da cadeia – a CogniSigns realiza triagem digital para tratamento de Transtorno do Especto Autista (TEA). Já a Mindify automatiza protocolos de pós-atendimento.

Laboratório de saúde (foto: Getty)

2 - Recursos humanos e gestão pessoal

Há – e muito – espaço para a inteligência artificial quando falamos sobre pessoas. Dentre as startups brasileiras, são 10% as que focam em recursos humanos e gestão pessoal. A Jobecam, por exemplo, torna o processo de contratação 100% digital e busca mais diversidade ao possibilitar entrevistas às cegas em vídeos.

Já a Gupy possui a própria inteligência artificial, a Gaia. Guilherme Dias, cofundador da Gupy, afirma que é possível aumentar a eficiência das contratações em até 75% quando a tecnologia é utilizada em todo seu potencial.

Em outra ponta, na atração e retenção de talentos, a Pin People usa AI para medir e melhorar a experiência dos funcionários de empresas.

3 -  Indústria 4.0

Se em um contexto a visão computacional pode ajudar em diagnósticos de saúde, na indústria essa mesma visão é útil na contagem e classificação de produtos. Essa é a solução oferecida pela Kajoo Smart Solutions, que atua desde na matéria prima até o resultado final.

Enquanto isso, a Latos é especialista em oferecer sensores para coleta de dados de processos industriais. Dentre as soluções, há a manutenção preditiva, detecção de falhas e estima de variáveis.

E para quem quer tornar indústrias mais tecnológicas, a Pollux desenvolve linhas de montagem automatizadas.

Atualmente, 9,6% das startups de AI brasileiras focam na indústria 4.0.

4 - Agricultura

Por muito tempo, a agricultura se baseou em teorias, tradições e em previsões meteorológicas pouco assertivas para saber quando choveria. Esse cenário está cada vez mais certeiro – e mais tecnológico. A Pluvi.on utiliza inteligência artificial para entender em quais regiões choverá.

Quem também entende a previsão do tempo é a Agrosmart. Mas, além disso, a agrotech monitora e analisa em tempo real como está a lavoura. Já a Agrorobótica realiza a certificação de estoque de carbono em solos e é capaz de medir até mesmo os nutrientes em folhas.

Assim como na indústria, 9,6% das empresas de AI focam na agricultura.

Agrotech (foto: Getty)

Como aplicá-la no seu negócio?

Em geral, startups de inteligência artificial têm se destacado no Brasil. Em 2020, houve o recorde de US$ 839 milhões investidos, distribuídos em 274 rodadas, de acordo com a Distrito. A expectativa é que as soluções dessa natureza continuem crescendo, nos mais variados setores.

O potencial de resultados ao utilizar inteligência artificial é grande, mas, como em toda a tecnologia, é importante lembrar que este é apenas um meio, não o fim. Ela será apenas uma ferramenta. A pergunta certa ao estudar adotar I.A é: qual o seu objetivo?

 

Quer seguir se atualizando? De olho no futuro, preparamos 4 aulas com as oportunidades tecnológicas que você precisa conhecer:

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!