OriginalMy quer desburocratizar autenticidade no Brasil com blockchain

Por Isabella Carvalho
29 de março de 2019 às 12:26 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Criada em 2015, a OriginalMy usa blockchain para mudar a forma como a autenticidade é tratada no Brasil. “Quanto tempo perdemos hoje em dia para ir até um cartório autenticar um documento? O nosso foco é reduzir a burocracia”, disse Rodrigo Lourenção, diretor de vendas da OriginalMy, durante o Cripto & Blockchain Day realizado pela StartSe.
Para isso, a startup criou uma série de produtos, como assinatura eletrônica de contratos, certificação de documentos com blockchain, autenticação de identidade e prova de autenticidade para conteúdo web. Hoje a plataforma efetua os registros de autenticidade em quatro blockchains públicos e outros privados.
Com o sucesso das soluções, a OriginalMy participou de duas turmas do programa de residência do Google Campus, coworking do Google em São Paulo dedicado ao desenvolvimento de startups. Além disso, fechou parceria com diversas empresas e instituições.
Uma delas foi com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). A parceria resultou na criação do Mudamos +, aplicativo que permite que os eleitores assinem projetos de lei de iniciativa popular usando apenas o celular. A solução usa blockchain para garantir a validade jurídica das assinaturas coletadas.
Já com a Mediação Online, startup de mediação de conflitos, a OriginalMy digitalizou o envio de cobranças, que antes era feito por meio de cartas com avisos de recebimento. Agora, todo o processo é feito por e-mail. “Hoje, a empresa consegue certificar exatamente o que está saindo do servidor, comprovando que fez o convite da mediação, que usuário leu e interagiu com o link. Tudo está conectado com blockchain”, contou Lourenção.
Além disso, a startup também possui parceria com o Cartório Azevêdo Bastos. “Qualquer brasileiro pode entrar na nossa plataforma, enviar um documento para autenticar e recebê-lo digitalmente. O arquivo fica disponível durante um ano”, explicou Rodrigo.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários