O que o Google está fazendo em fintech no mundo

Avatar

Por LTP

10 de Maio de 2017 às 10:41 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Quem acha que apenas os bancos estão de olho nas fintechs vai quebrar a cara. O Google está acompanhando de perto as startups de tecnologia financeira no mundo e já investiu em várias delas.

O projeto mais conhecido do Google em tecnologia financeira é o Android Pay, mas aqui vamos focar nos empreendimentos em fintech nos quais o Google se envolveu por meio do seu braço de investimentos, anteriormente chamado de Google Ventures, o GV. Ele foi descrito como um dos investidores mais proeminentes em fintechs nos Estados Unidos e vale a pena ficar de olho no seu portfólio.

Sobre a escolha das companhias, Bill Maris, fundador e ex-CEO da GV declarou: “Pedi à nossa equipe para ignorar precedentes e a pressão para fazer o que se espera. Nós simplesmente pretendemos encontrar as melhores maneiras de ajudar nossas empresas a ter sucesso.”

gv logo

No total, o GV investiu em 245 empresas, sendo que 43% do investimento foi feito em companhias de serviços ao cliente. Soluções empresariais tiveram uma fatia de 29% do investimento, e as fintechs, 13%.  

Estas são algumas fintechs no portfólio da GV:

Corduro oferece uma gama de serviços de pagamento para Internet, dispositivos móveis e transações de varejo tradicionais.

Rally é uma ferramenta social de angariação de fundos que facilita a arrecadação aproveitando o poder da narrativa.

Ripple Labs é uma empresa comprometida em minimizar os custos dos pagamentos. A empresa criou o Ripple Protocol, um protocolo de pagamento aberto que permite pagamentos instantâneos e gratuitos em todo o mundo em qualquer moeda – incluindo dólares, ienes, euros, bitcoins e até pontos de fidelidade.

Plaid É um API moderno para dados bancários que permite aos desenvolvedores interagir programaticamente com bancos e cartões de crédito.

Robinhood É seu companheiro do mercado de valores de acção. Com Robinhood, os usuários podem monitorar o sentimento dos investidores e aprender com a sabedoria do povo.

Gusto reinventa folha de pagamento, benefícios, RH e finanças pessoais automatizando as tarefas empresariais mais complicadas e impessoais, tornando-os simples.

OnDeck está usando a tecnologia para tornar o processo de empréstimo simples, rápido e transparente para os proprietários de pequenas empresas em todo o país.

Puddle Cria uma nova maneira de acessar o crédito com uma plataforma de empréstimo on-line crowdsourced.

ThinkNear ajuda os comerciantes locais a aumentar a rentabilidade com uma solução de gerenciamento de rendimento. O produto não requer hardware, leva menos de cinco minutos para a configuração e é executado em segundo plano.

LedgerX solicitou o registro como uma facilidade de execução de swap e uma organização de compensação de derivativos e pretende listar contratos de opção para moeda digital, como o bitcoin.

Kensho Fornece software de inteligência de pesquisa de mercado para profissionais financeiros.

LendUp É uma alternativa para pequenos empréstimos, oferecidos exclusivamente on-line e em seu dispositivo móvel.

Upstart É uma plataforma de empréstimo online que usa diferentes pontuações para financiar as pessoas com base em sinais de seu potencial, incluindo escolas frequentadas, área de estudo, desempenho acadêmico e histórico de trabalho.

Shape Security está desenvolvendo uma nova classe de produtos de segurança da Web para alterar a economia do hacking.

Jet é um clube de compras online somente para membros que traz aos clientes os preços mais baixos, sem os custos de varejo que elevam os preços.

Duo Security torna a autenticação multifatorial mais fácil de implementar, usar e gerenciar alavancando telefones celulares para verificação de transações.

Digit automatiza economia de dinheiro, aprendendo seus hábitos de gastos e transferindo uma pequena quantidade de poupança a cada semana.

InVenture é uma empresa de tecnologia móvel que fornece score de crédito e ferramentas de contabilidade para quem não têm uma identidade financeira formal.

Abacus é uma maneira simples de gerenciar as despesas do negócio. Os gerentes economizam dinheiro com um maior controle e os funcionários são pagos de volta imediatamente.

PayRange É uma solução de pagamento móvel simples para máquinas de todos os tipos, incluindo máquinas de venda automática, parquímetros, quiosques de trânsito, lavandarias e muito mais.

ThreatStream É uma plataforma de inteligência de ameaça que usa a ciência dos dados para ajudar as organizações a se defenderem contra ataques cibernéticos.

Saiba como fazer parte desse ecossistema

Para fazer parte do ecossistema global de fintechs, você pode cadastrar sua startup na MEDICI e na StartSe Base.

A MEDICI é uma base de dados que conta hoje com 7.000 empresas de todo o mundo. Ela pertence à Let’s Talk Payments (LTP), empresa global de conteúdo e pesquisas sobre fintechs.

A StartSe Base é a maior base de dados de startups do Brasil, com mais de 5.000 empresas cadastradas.

Sobre a Let’s Talk Payments (LTP)

A LTP é a principal plataforma de conteúdo e pesquisas sobre fintechs no mundo. Mais de 400 instituições financeiras e 90 programas de inovação recorrem à LTP para obter informações sobre as empresas que estão disruptindo o setor financeiro.

Esse texto é o resumo de um artigo da  publicado originalmente no site da LTP em inglês.

Para acompanhar o conteúdo produzido pela LTP no Brasil e no mundo, cadastre-se na newsletter.