Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

5 lições que aprendi em 1h com Luiza Trajano

5 lições valiosas que aprendi com Luiza Helena Trajano a Presidente do Conselho da Magazine Luiza.

5 lições que aprendi em 1h com Luiza Trajano

Luiza Trajano

, Founder da StartSe

0 min

2 jan 2023

Atualizado: 19 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Magazine Luiza é uma das empresas mais inovadoras do Brasil. Foi quem melhor encontrou o equilíbrio entre on-line e off-line e está liderando a construção do mais consistente “super app” brasileiro até aqui.

Tive a oportunidade, nesta semana, de conversar por quase 1h30 com Luiza Helena Trajano, a mulher que liderou a empresa nas últimas décadas e que agora ocupa o papel de Presidente do Conselho da companhia.

Luiza é uma mulher forte, empreendedora no sentido mais amplo da palavra e reflete todo o sucesso da sua empresa: trabalho duro, atenção ao cliente, busca interminável pela inovação.

Separei aqui 5 lições valiosas que aprendi com ela, nesse bate-papo que foi transmitido ao vivo e de forma gratuita pela StartSe, nas nossas redes sociais.

1. O contrário do simples é complexo

Essa frase é do Frederico, filho da Luiza. Mas ela a usou muito bem ontem. Uma das grandes virtudes do Magalu foi tornar tudo muito simples, desde os processos de compra até a retirada das mercadorias nas lojas.

Inovar é diferente de “encher” de coisas. Descomplicar é uma das melhores formas de inovar. E isso a Magalu tem feito muito bem.

2. Ouvir do cliente, sempre

Luiza disse que mantém, em suas redes sociais, um canal aberto para ouvir os clientes. Tudo o que chega por al: problemas na entrega, produto com defeito ou qualquer outra coisa são tratados diretamente por ela. “se a empresa estiver 99% bem, eu preciso entender o que está acontecendo no outro 1%”, disse ela.

3. Estamos sempre um passo atrás

Por mais que sejamos inovadores, há sempre alguém fazendo melhor. Então, a busca pela excelência e pelo novo deve ser constante. Quem acha que já chegou no seu melhor, corre o risco de ser surpreendido.

4. A Três Perguntas Mágicas

Luiza disse que, dentro da empresa, fazem sempre três perguntas: 

  1. O que eu fizemos e não deveríamos ter feito?
  2. O que fizemos bem e que precisamos continuar evoluindo?
  3. O que não fizemos e deveríamos ter feito?

Segundo Luiza, essas perguntas provocam uma interiorização que ajuda a responder, por exemplo, a momentos como os que estamos vivendo agora.

5. Seja você mesmo, sempre

Luiza deu uma aula de humildade e humanidade. Ela se mantém firme aos valores e propósitos e fechou com uma frase muito rica: “eu vivo de quem compra panela de pressão, porque eu não seria humilde?”

Além disso, Luiza disse que na família dela é mais provável que existam brigas por mais trabalho do que por dinheiro. Faz sentido. Sem muito trabalho, não se conquista nada.

Luiza Helena Trajano é um ícone do varejo brasileiro. Construiu uma história de vida incrível e uma empresa com sucesso enorme. 

Ela terminou nossa conversa dizendo que nunca mais seremos os mesmos depois disso tudo. O varejo vai precisar se readaptar ao “novo normal” e entender o que vem pela frente será fundamental.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!