O Brasil está "tranquilo e favorável" para criação de Fintechs, diz empreendedor
Por Paula Zogbi
16 de março de 2016 às 13:12 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Está cada vez mais clara a tendência de unir tecnologia e dinheiro para criar serviços focados no cliente, e o Brasil navega em águas favoráveis a esta corrente. Pelo menos é o que acreditam os empreendedores que participam, nesta semana, da Startup Weekend, que terá temática voltada justamente às Fintechs.
A abertura do evento, que contou com a participação tanto de CEOs de pequenas empresas como de representantes já consolidados da área financeira – como a BM&FBovespa e a XP Investimentos – teve clima otimista. Chamado de Bootcamp Fintech, o evento que antecedeu o final de semana ocorreu nesta terça-feira, 15 de março, em São Paulo.
Para Bruno Diniz, da Next Bank, que falou na apresentação do evento, “existe uma revolução dos Millenials [nesse sentido], que foi possibilitada pelo não-apego às marcas”. De acordo com ele, pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram 4 grandes bancos entre as 10 marcas mais odiadas pelos jovens, e isso é sintomático, justamente porque o atendimento das startups financeiras melhora todo este relacionamento com o cliente. “E é daí que vemos tanto empresas de tecnologia quanto os maiores bancos adquirindo fatias nessas fintechs”.
O movimento não é exclusivo dos países desenvolvidos. No Brasil, empresas como a SmartBot e a Vérios participam da movimentação por um mercado financeiro mais tecnológico: e elas são apenas o começo.
“Quando começamos neste mercado, ele era bem diferente do que é hoje”, relembra Felipe Sotto-Maior, CEO da Vérios, que apresenta soluções robotizadas para pessoa física, buscando facilitar as operações e prestar assessoria financeira. “Lá fora, já é muito comum ter consultores financeiros. Por aqui, isso ainda é exclusivo de milionários. Queremos deixar os investimentos mais acessíveis”, comenta. Pouco a pouco, acredita, esse mercado vai se tornando mais atrativo para as pessoas e para investidores.
Também dentro do espectro dos robôs investidores, mas voltada a traders com maior experiência de mercado, a SmarttBot também se apresentou no evento. Matheus Lana, CEO da companhia, concorda que o caminho é quase natural. “Entramos [nesse mercado] quando era novidade, mas neste momento, ‘tá tranquilo, tá favorável’ para quem quer investir em fintech”, brinca, completando que há mais vontade de investir do que nunca e que a geração Y tem grande propensão a abarcar novas ideias neste sentido.
O Startup Weekend ocorre a partir desta sexta-feira, 18 de março, até o domingo, 20, com participação de empreendedores, mentores e interessados em construir suas próprias soluções tecnológicas para o universo financeiro.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários