No Brasil, apenas 4,5% das startups alcançam 100 clientes

Por Da Redação
23 de Maio de 2017 às 16:34 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Por Patrick Negri, CEO e cofundador da iugu, startup de automação financeira que oferece serviços completos para pagamentos.
Com frequência, me perguntam: “Quanto tempo leva para uma startup conseguir cem clientes?”. Essa é uma das maiores dúvidas dos empreendedores brasileiros, e a resposta depende de diversos fatores, como mercado de atuação, estágio do produto, tipo de negócio, entre outros.
No caso de empresas de SaaS B2B, são necessários de 6 a 14 meses de vida para alcançar a meta centenária – em média, são 11 meses, com fluxo de 9 clientes por mês. Esse resultado é fruto de levantamento que fiz com meu sócio Marcelo Paez ao compilar os dados anônimos de 500 empresas de SaaS B2B, clientes da iugu.
Mas a verdade é que, no geral, a maioria das startups nunca atinge a marca dos cem clientes. Ao cruzar as informações da nossa pesquisa com as de outros estudos sobre o mercado, descobrimos que a cada 3.000 startups brasileiras, apenas 135 delas (4,5%) conquistam os cem clientes pagantes.
Como podemos ver, manter uma startup funcionando e conquistar os primeiros cem clientes é um dos maiores desafios para o empreendedor no Brasil. Mas o cenário é promissor.
Leia mais: baixe o e-book “Aprenda a validar sua ideia e acelerar sua startup”
Empreender tem se tornado algo cada vez mais comum no Brasil. Abrir o próprio negócio virou uma alternativa ao desemprego, que já atingiu mais de 13 milhões de pessoas em todo o país. Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae, mostrou que hoje quatro em cada dez brasileiros são donos de um negócio ou estão envolvidos na formação de uma empresa.
O senso de oportunidade do empreendedor brasileiro, somado à regulamentação da figura do investidor-anjo pela Lei Complementar nº 155, que entrou em vigor no início de janeiro, criou um ambiente favorável à criação de startups no país. Para ter uma ideia, a ABStartups (Associação Brasileira de Startups) já registra mais de 4.000 empresas desse tipo em sua base.
No entanto, o cenário promissor gera insegurança em muitos empreendedores. Existem ótimas oportunidades para empresas de tecnologia que ofereçam ferramentas e serviços inovadores em nosso país. Empreendedor, é preciso paciência! Ao abrir uma empresa, lembre-se de que isso é uma maratona, e não uma corrida. Chega ao final quem tiver fôlego, e não necessariamente quem tentar ser o mais rápido.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários