Para CEO da Estapar, mobilidade do futuro será pautada em quatro tendências

Por Isabella Carvalho
27 de agosto de 2018 às 08:02 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Já não é segredo para ninguém que os carros autônomos e elétricos estão chegando para ficar. Enquanto isso, fica a dúvida: o que vai acontecer com os tradicionais estacionamentos? Para André Iasi, CEO da Estapar, com o surgimento de tecnologias e de veículos cada vez mais modernos, os espaços vão se transformar.
Segundo a The Rockefeller Foundation, até 2035 a população urbana será de aproximadamente 5 bilhões de pessoas. “Em um país como o nosso em que a mobilidade é um gargalo, como isso poderá ser resolvido?”, questionou o CEO durante o Mobility Day 2018.
Para Iasi, os modais de transporte precisarão se completar. “Será preciso usar ao máximo as estruturas já existentes, como metrôs e rodovias”, disse. Segundo o executivo, a mobilidade do futuro será pautada em quatro tendências, e o estacionamento acompanhará cada uma delas:
Mobilidade diversa
As pessoas vão se locomover de forma diferente. Em uma mesma jornada, usarão diversos meios de transporte, como metrô, ônibus, carros, bicicletas e patinetes. A ideia é que voltar do trabalho ou de uma viagem seja mais rápido e fácil. O papel dos estacionamentos nesse cenário? Facilitar a experiência. “Um passageiro que viaja de São Paulo para Campinas, por exemplo, pode chegar na cidade, parar em um estacionamento e pegar uma bicicleta ou um carro para concluir o trajeto”.
Eletricidade
“O Brasil tem uma fonte energética limpa. Acreditamos muito no crescimento dos carros elétricos no país”, ressaltou Iasi. O estacionamento funcionaria como um posto de recarga e local de manutenções. Enquanto os carros estão estacionados, podem receber uma nova carga ou passar por uma revisão.
Conectividade
Carros, pessoas, metrôs, ônibus e rodovias: tudo estará conectado por meio da Internet das Coisas, com uma comunicação cada vez mais constante. A Estapar já colocou em prática o conceito. Pelo aplicativo Vaga inteligente, o cliente pode reservar serviços da empresa e ter acesso à inúmeras funcionalidades.
Carros autônomos
Os famosos veículos também vão fazer parte do modais de transporte – seja para o uso pessoal ou para serviços de mobilidade urbana. “Os estacionamentos vão funcionar como um lugar para recarregar, estacionar e até mesmo para carga e descarga de veículos autônomos usados pelas empresas para delivery”, ressaltou o CEO.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários