Google investe na startup de mobilidade Convoy, que se torna unicórnio

Por Tainá Freitas
21 de setembro de 2018 às 11:39 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Google investiu, através de seu fundo de venture capital “CapitalG”, na Convoy – uma startup de mobilidade urbana focada em caminhões. A mobtech já havia recebido investimentos de grandes nomes, como Bill Gates e Jeff Bezos, e agora conta com o Google como um de seus investidores.
Segundo a Convoy, o aporte foi de US$ 185 milhões em uma rodada série C liderada pela CapitalG. Com o investimento, a startup atingiu o valuation de US$ 1 bilhão e se tornou um unicórnio. Além disso, um dos sócios do venture capital, David Lawee, passará a integrar o conselho da Convoy. Na rodada, também participaram os fundos de investimentos T. Rowe Price Group Inc., Lone Pine Capital LLC, além da Greylock Partners e Y Combinator, que já eram investidores da startup.
A startup atua no segmento de mobilidade realizando “matches” entre empresas que desejam entregar cargas e caminhoneiros, possibilitando o rastreamento da carga a partir do acompanhamento da rota. A Convoy ajuda a viabilizar, ainda, que caminhoneiros economizem ao possibilitar que carreguem cargas inclusive nas viagens de volta – algo que é realizado no Brasil pela startup CargoX.
Lawee afirmou que a CapitalG estava de olho na Convoy há alguns anos, atraída pela possibilidade de oportunidade de trazer mais eficiência ao setor de mobilidade de caminhões – agora, o venture capital tem certeza que a startup está cumprindo o que previa.
A startup já opera em todos os Estados Unidos, mas planeja utilizar o investimento para aumentar o tamanho de operações no país. Além disso, segundo a Bloomberg, a Convoy planeja melhorar os algoritmos que atuam na decisão e nos matches entre as empresas e caminhoneiros.
“Quando você pensa no que é ruim quando é um motorista de caminhão e o que é ruim quando deseja entregar cargas, nós queremos criar softwares que resolvem muitos desses problemas”, disse Dan Lewis, co-fundador e CEO da startup à Bloomberg.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários