Espaços inteligentes, aplicativos e postos de recarga: conheça o estacionamento do futuro

Segundo André Iasi, CEO da Estapar, os espaços estão se transformando em hubs de mobilidade e serão cada vez mais inovadores

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

14 de agosto de 2018 às 10:51 - Atualizado há 2 anos

estacionamento

Já parou para pensar em como seria um estacionamento do futuro? Afinal, estão todos os segmentos da mobilidade mudando por causa do aparecimento de tecnologias e carros autônomos, é muito possível que esses ambientes sejam completamente distintos. 

Com o surgimento de carros elétricos, serviços de transporte compartilhado e outras novidades, espaços como esses estão se transformando profundamente. “O carro tem sido visto cada vez mais como um serviço e menos como propriedade. Com isso, infraestruturas que já existem precisam se adaptar a essa nova realidade”, ressalta André Iasi, CEO da Estapar.

Diante disso, os tradicionais espaços para guardar os veículos precisam passar a oferecer mais do que isso para sobreviverem as grandes mudanças que estão acontecendo no mercado. “Com os carros elétricos, por exemplo, os estacionamentos podem oferecer estações para recarga, manutenção para os veículos e embarque e desembarque para usuários de serviços compartilhados”, explica Iasi.

Essa transformação pode fazer com que os carros elétricos sejam adotados com mais facilidade: a carga da bateria é uma das grandes questões que envolvem esse tipo de veículo. Poder deixar o carro carregando enquanto você faz outra coisa é garantir que você nunca ficará sem bateria.

Para tal objetivo, existem grandes aliados na construção do estacionamento do futuro. A tecnologia também está tornando os estacionamentos mais inteligentes, com aplicativos de reservas online, sistemas de reconhecimento de placas e outras funcionalidades. “Os estacionamentos estão se transformando em um hub de mobilidade, adquirindo novas funções”, ressalta o CEO.

Pensando nisso, a empresa criou o aplicativo Vaga inteligente, que permite que o usuário pague seu tíquete pelo celular, reserve vagas em aeroportos, jogos ou shows, encontre a Estapar mais próxima e marque a posição do carro para localizá-lo mais facilmente na volta. Isso se traduz em uma melhor experiência para quem usa os serviços da empresa, permitindo uma previsibilidade maior para os usuários.

Além disso, em 2015, a companhia inaugurou o primeiro estacionamento robotizado do Brasil, também evoluindo na ideia de montar uma experiência superior e mais cômoda para os seus usuários, capaz de inclusão da tecnologia em muitos aspectos.

O projeto comporta 256 vagas operadas por 19 robôs e quatro elevadores inteligentes que recebem, armazenam e entregam os veículos. Cada “ajudante” consegue guardar até três carros ao mesmo tempo e não leva mais do que quatro minutos para acomodar um veículo. “Procuramos sempre nos adaptar às grandes inovações – transformando essas novas tendências em realidade”, ressalta Iasi.

Toda a mobilidade está em forte transformação e queremos debater isso! O executivo será um dos palestrantes do Mobility Day 2018, evento da StartSe em parceria com a EasyMuv. Quer saber mais sobre o futuro da mobilidade e como as grandes empresas estão inovando? Garanta a sua vaga!