Agora você pode alugar uma bicicleta em São Paulo e deixar em qualquer lugar
Por Isabella Câmara
2 de agosto de 2018 às 18:17 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Yellow, a primeira empresa de bicicletas compartilhadas sem estações em atividade no Brasil, anunciou hoje (2) a liberação do serviço de compartilhamento de bicicletas para a população da cidade de São Paulo. Pioneira no Brasil em trabalhar com um sistema de bicicletas soltas com redistribuição livre e liberadas por aplicativo de celular, a Yellow disponibilizou cerca de 500 bicicletas em um projeto piloto, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo.
O piloto, que está atuando somente nas regiões da Faria Lima e Vila Olímpia, atenderá a uma população flutuante inicial de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas – que se desloca diariamente por meio de diferentes tipos de transporte. De acordo com a empresa, o intuito do projeto é inserir a Yellow como uma opção para complementar deslocamentos diários e integrar diferentes modais, se tornando uma alternativa de transporte para as chamadas “primeira e última milha”.
Após a validação do projeto piloto, que observará o comportamento dos paulistanos em relação ao serviço, a Yellow expandirá sua frota para cerca de 20 mil bicicletas na capital paulista ainda em 2018 – e até 100 mil em 2019, incluindo regiões periféricas, outras cidades do país e novos tipos de veículos. Segundo a empresa, o custo acessível da Yellow – R$ 1 real a cada 15 minutos – será o fator que permitirá que a bicicleta possa ser considerada como uma solução efetiva de integração ao transporte cotidiano e de lazer na cidade.
Distribuição do serviço e impacto na cidade
As bicicletas da Yellow serão distribuídas no centro da capital e ficarão disponíveis para alugar em qualquer lugar da cidade, sem necessariamente estar presa a uma estação. Para utilizar o serviço da empresa, o usuário precisa apenas baixar o aplicativo da Yellow, encontrar uma bicicleta e colocar créditos de R$ 5, 10, 20 ou 40. Com o celular em mãos, o cliente precisa fazer a leitura do QR code na parte de trás da bike Yellow – o cadeado é inteligente e se abrirá automaticamente.
Após o uso, a pessoa poderá deixar a bicicleta em qualquer lugar que não atrapalhe a circulação e que seja visível para que outras pessoas possam encontrá-la. De acordo com a empresa, essa função só será possível graças ao sistema de rastreamento por GPS que será instalado nas bicicletas e, em breve, nos patinetes elétricos – o que também facilitará o trabalho dos ‘Guardiões Yellow’.
Os ‘Guardiões Yellow’ circularão todos os dias da semana para mapear bicicletas, organizá-las, redistribuí-las estrategicamente e retirá-las para a manutenção quando necessário – contribuindo, assim, para a melhor distribuição e posicionamento de bicicletas. Além disso, para garantir a melhor experiência do cidadão, preservar o ambiente, apoiar boas práticas do usuário e respeitar toda a sociedade, a Yellow iniciará a operação com iniciativas de manutenção, organização do espaço físico e incentivo ao uso responsável.
“O propósito da Yellow é o impacto positivo na cidade ao revolucionar a mobilidade urbana que conhecemos. Assim, chegamos a São Paulo de forma gradual e responsável, em conformidade com todas as legislações aplicáveis ao negócio, respeitando as normas do Inmetro e Anatel. Como pioneiros no serviço, na escala e no investimento, estamos liderando e financiando iniciativas necessárias para um ambiente seguro, claro e regulamentado para o cidadão”, diz Eduardo Musa, um dos fundadores da startup.
As bicicletas compartilhadas (e sem estações) são apenas a ponta do iceberg de uma enorme revolução que está acontecendo no setor de mobilidade urbana. Quer saber mais sobre o futuro do mercado no Brasil e no mundo? Participe do Mobility Day!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários