Microsoft faz acordo com startup para “roubar Android” do Google
Por Júlia Miozzo
16 de abril de 2015 às 13:33 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – A startup Cyanogen já ganhou notoriedade por afirmar trabalhar em um sistema operacional baseado no Android, mas para concorrer com o mesmo (segundo a empresa, é uma versão mais “aberta” que o original). E nesta quinta-feira, ela anunciou uma parceria com a Microsoft, que permite que ela coloque os aplicativos mais famosos da gigante em seu “novo Android”.
Os aplicativos em questão seriam o Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e o conjunto Microsoft Office.
Para ambas as empresas, essa parceria faz sentido: ter acesso aos aplicativos da Microsoft vai garantir à Cyanogen maior influência ao seu Android na competição com o original; já para a Microsoft, é uma nova forma de distribuir seus serviços móveis – que não possui tamanha relevância frente à Apple e Samsung.
Apresente a sua startup para milhares de investidores. Cadastre-se no StartSe (www.startse.com.br). É gratuito!
A versão do Android produzida pela Cyanogen é uma espécie de “bifurcação” da original, com novas características que garantem ao usuário mais controle e customização no celular. O acesso ao Android é garantido pelo próprio Google: ele divulga o código básico do sistema através de uma “open-source”, que significa que qualquer pessoa pode construir em cima do código e modifica-lo.
Entretanto, os aplicativos do Google só serão encontrados nas versões aprovadas pela empresa – ou seja, o Android da Cyanogen não possuirá os serviços do Google já instalados. Por isso, provavelmente, ele será utilizado em produtos de mercados emergentes.
Segundo o Business Insider, a startup está ganhando a atenção de grandes e pequenas empresas de tecnologia. Com a parceria com a Microsoft, o Twitter, Qualcomm, Telefonica e outras contribuíram com uma rodada de US$ 80 milhões em março, totalizando US$ 110 milhões em financiamentos.
O CEO e co-fundador da Cyanogen, Kirt McMaster, já afirmou anteriormente que a Apple e Samsung são a “Nokia da nova geração” e que provavelmente serão extintas em cinco anos. Desta vez, afirma que veremos mais aparelhos com sua versão do Android em breve.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários