Decreto de Michel Temer autoriza Nubank a se transformar em uma financeira

Avatar

Por Elena Costa

22 de janeiro de 2018 às 17:56 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Por meio de decreto do presidente Michel Temer, Nubank está autorizada a atuar como instituição financeira, mais um passo necessário para que a empresa se tornasse um banco de verdade. Decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje e diz que “é do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira de até 100% no capital da instituição financeira a ser constituída pela Nu Holdings”.

A ação permitirá a fintech a montar uma estrutura de captação de recursos e oferta de crédito e não necessitar de mais parcerias com bancos. “O governo está se abrindo, olhando com bons olhos a entrada de empresas inovadoras no setor financeiro”, disse o CEO da empresa, David Velez, à Agência de Notícia Reuters.

A autorização foi requerida pela empresa há 2 anos já que é obrigatório – segundo a legislação brasileira- que uma instituição com dinheiro estrangeiro receba por meio de um decreto presidencial a aprovação. Com isso a Nu Financeira, que já conta com algumas estruturas prontas como ouvidoria e compliance, deverá estar operando no segundo semestre.

Segundo a cofundadora e VP de desenvolvimento de negócios da Nubank, Cristina Junqueira, “A aprovação que recebemos agora era a última etapa que faltava para podermos constituir instituição financeira, processo que deve ser completado nos próximos seis meses”.

A startup que já emitiu mais de 3 milhões de cartões no país, vem ampliando seu portfólio de produtos – ano passado a empresa começou a oferecer contas digitais– para concorrer com os serviços das instituições financeiras tradicionais.

O que vimos até aqui foi só a ponta do iceberg de uma revolução digital sem precedentes – com as startups mais bem adaptadas ao mercado derrotando as empresas estabelecidas. Reunimos as mentes mais brilhantes do Brasil para debater os pontos fundamentais que vão impactar seus negócios e sua carreira em 2018: A Revolução da Nova Economia. Clique no link, conheça a programação e vá ao evento!