Mapiface usa reconhecimento facial para prevenir fraudes

Por Tainá Freitas
2 de dezembro de 2019 às 17:55 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O reconhecimento facial é uma tecnologia frequentemente utilizada para identificar pessoas e realizar pagamentos. Enquanto na China é utilizada, por exemplo, no ingresso ao transporte público, no Brasil está sendo aplicada ao setor de segurança. A Mapiface, startup fundada por Fernando José dos Santos em Americana, São Paulo, traz novas possibilidades: o uso desta tecnologia para combater fraudes e auxiliar no marketing.
As câmeras de smartphones, computadores e outros dispositivos são utilizadas pela MapiFace para análises comportamentais, realizadas no próprio sistema. O objetivo é identificar fraudes virtuais em logins ou pagamentos. “Com a análise comportamental, detectamos as emoções dos usuários durante a navegação, tentando melhorar também o engajamento durante as operações virtuais”, conta Santos, também chefe de tecnologia da empresa, em entrevista à StartSe.
A mesma análise é utilizada no marketing para avaliar a reação dos clientes às propagandas e até a usabilidade de um site, por exemplo. A Mapiface é uma API (interface de programação), o que permite a utilização da solução sem a necessidade de download. Ainda em estágio inicial, a startup expôs sua solução no WebSummit 2019, em que participava da Missão de Internacionalização da Apex-Brasil.
Privacidade dos dados
A Lei Geral de Proteção de Dados, nova lei que irá regulamentar a privacidade do dados no Brasil, entrará em vigor em 2020. Quando questionado sobre a proteção dos dados, Santos afirmou que a Mapiface não armazena as imagens da câmera. “As imagens são mapeadas, mas não armazenadas, apenas a análise delas. O nosso banco de dados é criptografado”, conta.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários