Atendimento focado em startups vira aposta de escritórios de Direito
Por Isabela Borrelli
11 de Maio de 2018 às 18:43 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Uma das maiores dificuldades enfrentadas por empreendedores é ter que focar nas partes burocráticas de abrir uma empresa. Uma delas, senão a principal, é a questão jurídica. Como definir o melhor tipo de sociedade, contratos, entre outros e ainda mais com poucos recursos? É exatamente mirando essa dor que alguns escritórios de advocacia decidiram se especializar em atender startups.
Dois escritórios que atuam na área são Koeler & Galvão Sociedade de Advogados e Faria e Cendão & Maia Advogados, que também estarão presentes no Lawtech Conference, dia 15 de maio.
Koeler & Galvão Sociedade de Advogados
Com o objetivo de fazer um trabalho construtivo e colaborar para o desenvolvimento do país, o escritório atende startups com uma proposta de atendimento personalizada. Segundo Maurício Vasconcelos Galvão Filho, um dos sócios, afirmou: “O nosso escritório é baseado na advocacia boutique, que é pontual para uma demanda específica. Essa advocacia permite oferecer aos nossos clientes uma visão geral da perspectiva jurídica. A complexidade dos serviços varia para cada startup e empreendedor.”
A customização do serviço também entra na questão de honorários: a proposta é que primeiro seja marcada uma reunião para escutar possíveis clientes e, uma vez tendo uma noção do cenário global das demandas, façam uma análise. Depois, o suporte financeiro é elaborado com base na OAB e, assim, a proposta é fixada para cada empresa. “Ao invés do pacote fechado, indicamos possibilidades, o que é mais relevante e importante para uma análise de riscos. Para nós, juridicamente, esses são os pontos mais importantes”, disse Vasconcelos.
Faria e Cendão & Maia Advogados
O escritório surgiu após os advogados Fabio Cendão, Eduardo Faria e Heitor Maia identificarem a necessidade de auxílio jurídico aos empreendedores de startups e focam em trazer uma assessoria jurídica descomplicada. Segundo Fábio Cendão, sócio da empresa: “O escritório se diferencia ao trazer a essência empreendedora para sua forma de trabalho e utiliza cobranças alternativas, conteúdo descomplicado, métodos inovadores e ferramentas tecnológicas que simplificam a relação e possibilitam o uso estratégico do direito”.
Dentre as ferramentas já desenvolvidas pelo escritório, destaca-se o Canvas Jurídico para Startups (Inspirado no BMC, serve para organização e planejamento jurídico) e o Formulário de Avaliação de Risco Jurídico (Permite uma análise básica das áreas jurídicas das startups de forma automatiza), ambas disponíveis gratuitamente no blog Parceiro Legal, que também conta com e-books, checklists e artigos. Além disso, o escritório é responsável pela criação do Legal Hack, Hackathon jurídico realizado em 2017 e que agora da nome ao curso de programação para advogados a ser lançado em parceria
Gostou? Ambos os escritórios participarão da Startup Village, do Lawtech Conference. Se você quiser ficar por dentro de tudo da área , não perca a Lawtech Conference, que acontece no dia 15 de maio! Garanta já seu ingresso!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários