2 lawtechs que facilitam a adoção de inovações jurídicas a advogados

Por Tainá Freitas
9 de Maio de 2018 às 16:05 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Em 2016, existiam 79,7 milhões de processos parados na justiça, segundo pesquisa do Conselho Nacional de Justiça. A tecnologia é o ativo que pode mudar esse cenário – e já está mudando desde que as startups do setor jurídico começaram a atuar no setor.
No entanto, mesmo que traga melhores resultados a curto e longo prazo, realizar a transição e começar a utilizar tecnologia em processos tradicionais de escritórios pode ser difícil. A mudança de cultura em departamentos jurídicos e consultorias é algo que ainda está acontecendo lentamente, e duas startups de lawtech foram criadas para melhorar esse processo, trazendo maior agilidade ao setor jurídico. São essas:
Future Law
A Future Law foi criada com o objetivo de conectar profissionais do direito à realidade exponencial, posicionando o ser humano como centro das técnicas de design em soluções jurídicas, mas utilizando a tecnologia para potencializar os resultados. A startup atua principalmente capacitando os players do setor jurídico através de cursos, mentorias e workshops. “A tecnologia não tem valor sem a experiência e o conhecimento técnico dos profissionais do direito, e a tendência é a formação de equipes com conhecimento especializado no uso dessas ferramentas e a utilização crescente de metodologias de design jurídico”, afirma Christiano Xavier, CEO da Future Law.
A startup foi criada em 2017 por Christiano Xavier, head of Legal na Localiza, Bruno Feigelson, fundador da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs e Alexandre Zavaglia Coelho, advogado especializado em análise de dados. Entre os cursos de curta duração previstos para esse semestre, estão o de Ciência de Dados aplicada ao direito e de Métodos Online de Resolução de Disputas (para advogados aprenderem o funcionamento das plataformas de acordo e mediação). “Temos que preparar os profissionais para essa nova realidade, para otimizar o uso de seu tempo de trabalho para tarefas de alto valor agregado e que permitam mais eficácia e assertividade”, explica Alexandre Zavaglia Coelho, head de Educação.
Além de capacitar profissionais quanto as tecnologias utilizadas no direito, a startup qualifica pessoas para participarem do desenvolvimento de tecnologia e projetos de pesquisa na área de Legal Design, que ainda está em desenvolvimento. Os cursos são desenvolvidos em conjunto com empreendedores, influenciadores e empresas de tecnologia.
CORE JURÍDICO
Criada por consultores em tecnologia jurídica há mais de 12 anos no mercado, o COREJUR surgiu após a percepção das oportunidades de melhoria no setor. Hoje, a startup é uma plataforma que alia a inteligência computacional a consultoria especializada e garante alta performance, redução de custos e aumento de lucratividade para o setor jurídico. Por isso, oferece sua solução em quatro módulos: flow, push, redator e integra.
No FLOW, a startup atua na automação de processos; PUSH, na gestão de publicações; no REDATOR, realiza a automação documental e INTEGRA, integração com clientes e tribunais. Por ser personalizável de acordo com as necessidades de cada cliente, a startup garante uma transição mais suave para o mercado jurídico tecnológico. “Desde a concepção inicial, o objetivo foi sempre de promover um ambiente inteligente, enxuto e altamente produtivo para nossos clientes”, comentou Renato Naves, Consultor de Negócios do COREJUR.
No momento, a startup deseja ampliar sua atuação no mercado brasileiro e em seguida partir para a internacionalização, iniciando no mercado da América do Sul. “A cada nova implementação de soluções inovadoras com inteligência computacional avançada, a startup COREJUR ganhava mais força. Foi um trabalho empírico e contínuo, de desenvolvimento prático e vivenciado. Agora estamos em uma curva constante de crescimento e temos trabalhado para ampliar nosso alcance no mercado nacional”, afirma Naves.
A Future Law e COREJUR estarão na Startup Village da LawTech Conference, apresentando suas soluções no maior evento de tecnologia para o setor jurídico. O evento acontecerá em 15 de maio – garanta sua vaga e fique por dentro de todas as inovações!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários