Lawtech InovaPictor facilita registro de marca para startups e empreendedores

Por João Ortega
21 de novembro de 2019 às 16:18 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A InovaPictor é uma lawtech que simplifica processos jurídicos para startups e empresas da indústria criativa. A startup auxilia em serviços de propriedade intelectual, como de registros de marcas, desenhos industriais, direitos autorais e depósitos de patentes.
No universo jurídico, utilizar linguagem acessível e tonar a experiência do cliente simples e intuitiva é um diferencial. A gestão dos ativos de propriedade intelectual dos clientes da InovaPictor são apoiados por um sistema proprietário e inteligente, o PiBot.
Muitos empreendedores têm dificuldades em lidar com linguagens muitas vezes rebuscadas e, especialmente, com o alto valor para investimento em registros de marcas. O sistema Pibot, além de facilitar o acesso à propriedade intelectual a um mercado de pequenas empresas e novos empreendedores que surgem diariamente no Brasil, ajuda a reduzir custos no processo de registro de uma marca, pois boa parte do trabalho é feito de forma automatizada.
Um mercado de milhões
A InovaPictor projeta atingir um mercado pulsante. Em 2018, praticamente dois terços dos registros de marcas brasileiras no INPI foram de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e Pessoas Físicas (PFs). Também em 2018, dos 2.5 milhões de novos CNPJs, em torno 80% foram de empreendedores individuais e pequenas empresas.
O sistema PiBot também pode ser comercializado através de assinaturas [como SaaS] para instituições de ensino, de pesquisa, grandes empresas e entidades que precisam monitorar seus ativos de propriedade intelectual periodicamente.
A startup surgiu em 2016 e foi colocada em prática em julho de 2018. Atualmente, conta com profissionais parceiros no desenvolvimento de sistemas, além de suporte jurídico, administrativo e mercadológico. Já são 28 clientes na base, 48 processos de registros de marcas encaminhados – sendo 26 já deferidos, 3 patentes em redação e processo, além de registros de direitos autorais já processados.
O sistema PiBot foi planejado a partir das dificuldades em monitorar processos dos clientes. Um dos diferenciais do produto é que os clientes podem acompanhar os processos de forma autônoma, sem a necessidade de consultar a InovaPictor sobre o andamento. Mesmo os processos que ficam meses sem movimentação são relatados aos clientes, sem custos adicionais além do contratado ou cobranças descabidas.
Em seu próximo passo, a InovaPictor está captando investimentos na CapTable para implementar novas fases do sistema PiBot, além de investir em novas contratações para a equipe, comunicação e marketing, visando expandir sua atuação para todo o Brasil.
Caso tenha interesse em saber mais sobre a InovaPictor ou sobre como investir na startup, Luis Werlang, fundador da startup, participa nesta quinta-feira (21) do Webinar da CapTable para a apresentar a startup. Para assistir, basta se inscrever através deste link.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários