Invenis é um belo case sobre como tirar trabalhos massivos do jurídico

A ideia é facilitar o dia a dia de quem lida com questões jurídicas/trabalhistas, evitar trabalhos maçantes, aumentar a eficiência e antecipar informações

Avatar

Por Lucas Bicudo

2 de outubro de 2017 às 16:49 - Atualizado há 2 anos

A Invenis (confira seu perfil no StartSe) é uma lawtech que oferece um sistema capaz de identificar novas ações ajuizadas nos tribunais brasileiros. O sócio-fundador e CFO Matheus Bombig notou que muitos trabalhos massivos ainda eram realizados por paralegais ou estagiários aqui no Brasil.

Um exemplo é a cansativa tarefa de checar diariamente (as vezes mais de uma vez por dia) se uma ação foi ajuizada contra um determinado cliente ou se um recurso foi interposto contra uma determinada decisão.

“Durante o período em que estávamos desenvolvendo a ferramenta, notamos que ter conhecimento, o quanto antes, do ajuizamento de uma ação pode ser algo bastante valioso. Evitar revelia, ganhar tempo na elaboração da defesa, negociar acordos antes da contestação, contingenciar/tomar providências contra um pedido liminar talvez sejam os benefícios mais óbvios”, começa.

O objetivo da Invenis é fornecer serviços de tecnologia para escritórios de advocacia, associações de classe, facilitar o dia a dia de quem lida com questões jurídicas/trabalhistas, evitar trabalhos maçantes, aumentar a eficiência, antecipar informações, sofisticar o trabalho e economizar tempo e dinheiro.

Para advogados de escritório, por exemplo, a ferramenta possibilita mostrar proatividade a um cliente em potencial, informando-o sobre o ajuizamento da ação antes mesmo dele ser citado. Em muitos casos, disponibilizar essa informação acaba sendo algo decisivo para a contratação do advogado que irá cuidar do processo.

O funcionamento é simples: quem você quer monitorar? Informe o nome e dados (CNPJ e CPF) das empresas e/ou indivíduos. Selecione os tribunais: a pesquisa pode ser feita nos Tribunais Estaduais e Regionais Federais, ou nos Tribunais Superiores. Receba informações por email: O sistema faz a busca nos tribunais selecionados e envia dados das novas ações para o seu endereço eletrônico.

Quais os benefícios? Ganhar tempo na elaboração da defesa, antecipar-se a pedidos liminares, fazer acordos antes da defesa, evitar revelia, monitorar clientes/potenciais clientes e economia de recursos.

Esse ano foi criada a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, a qual Matheus também é co-fundador e Diretor Financeiro. Ele falou sobre o mercado:

“É [mercado] um pouco mais tradicionalista, portanto juntar todo mundo em prol da inovação pareceu ser uma baita oportunidade. Tudo para ter mais força para falar com os escritórios, com as empresas, fazer eventos, divulgar, ter um hub de soluções. Como Associação, as pessoas levam mais a sério. Estamos um pouco atrasados com o jurídico. É um mercado que você tem que mostrar valor. No Brasil, o pessoal ainda está muito focado no asset humano, os advogados que saem das universidades. Estamos no momento de convencimento de escritórios e departamento jurídicos de que a tecnologia está aqui para auxiliá-los. As lawtechs não vieram para substitui-los. Estamos aqui para caminhar de mãos dadas e construir uma eficiência maior no setor”.

A aposta do StartSe para unir todos os agentes desse ecossistema, desde os mais novos, aos mais experientes, é o LawTech Conference, evento totalmente focado na empregabilidade de tecnologia no setor jurídico do Brasil.

“Acho excelente a iniciativa. Primeiro que está trazendo o que o setor quer escutar. Estamos em um momento de aceitação da tecnologia diante dos players tradicionais. A partir do momento que todo mundo está falando sobre Big Data, jurimetria, Inteligência Artificial, as coisas podem mudar. Traz transparência sobre o que está acontecendo, justamente para o pessoal do mercado jurídico ter mais ferramentas para contratar um serviço, se posicionar melhor e criar melhores estratégias para o futuro”, finaliza.

Interessado em conhecer melhor o case da Invenis e todas as novidades que estão surgindo no setor? Não deixe de participar do LawTech Conference!

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]