Impressora 3D permite que você imprima sua comida

Expectativa é de que esse equipamento cause uma revolução parecida com a do micro-ondas

Avatar

Por Júnior Borneli

3 de março de 2015 às 09:33 - Atualizado há 5 anos

Você provavelmente não se lembra, mas quando o micro-ondas foi inventado, muita gente não acreditava que ele pudesse substituir o bom e velho fogão. Contudo, com o passar do tempo, a aceitação foi tão grande que 90% das residenciais passaram a ter um aparelho micro-ondas, segundo o Entrepreneuer.

O que surge agora é uma revolução parecida com a do micro-ondas, a impressora 3D de alimentos. Isso mesmo, você pode imprimir a sua comida, da forma de quiser, e preparar pratos decorados, de qualquer formato.

Foodini2

A Foodini, máquina criada pela empresa Natural Machines, é uma espécie de impressora 3D que imprime diversos alimentos a partir de uma base feita com ingredientes variados. O equipamento possui 17 centímetros de largura e 18 cm de altura.

O funcionamento é bem simples: primeiro o usuário selecione uma receita pré-definida a partir de uma tela sensível ao toque ou envia a sua própria receita para a máquina, conectada à internet.  A partir daí é só inserir os componentes individuais de cada ingrediente no recipiente da impressora.

Se, por exemplo o usuário for preparar uma receita de ravioli, o Foodini imprime a camada inferior de massa, o enchimento e a camada de massa do topo em passos subsequentes. O tempo de preparo cai de quase 1 hora para apenas 2 minutos. E o melhor, sem farinha espalhada por todo lado.

A expectativa é de que a Foodini esteja à venda em junho, ao preço de US$ 1.300. A expectativa da empresa é de vender, de imediato, mil unidades.

A aceitação do produto por chefes de cozinha tem sido muito positiva. Eles têm encarado a novidade como uma “libertação criativa” e muitos têm participado inclusive das sessões de demonstração.

E aí, você gostaria de imprimir a sua própria comida?

Fonte: Entrepreneuer