Startup traz programação de saúde para salas de consultórios e hospitais

Por Tainá Freitas
2 de março de 2018 às 18:47 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Esperar em salas de consultório para consultas médicas pode ser improdutivo, mesmo que haja celulares ou revista no local. Por isso, uma tendência crescente é a presença de televisões com conteúdo personalizado de acordo com interesses do público-alvo. Esse é o caso da startup TV Doutor, uma rede de televisão sobre saúde que tem o intuito de trazer entretenimento e bem-estar para as salas de espera.
Ricardo Sonati tem a experiência de 12 anos no setor de health care e foi diretor de marketing de hospitais como o Beneficência Portuguesa. O empreendedor conheceu a Accent Health, empresa norte-americana de veiculação de mídia sobre saúde para salas de espera, e resolveu importar o modelo. Fundada em 2016, a grande diferença é que a TV Doutor produz o próprio conteúdo veiculado, tornando personalizável de acordo com a necessidade e desejo do laboratório, clínica ou hospital.
Na rede de televisão da TV Doutor, existem sete editorias em que a pauta é a saúde desde a gestação à “melhor idade”, passando por saúde bucal, estética e esportes. São veiculadas entrevistas com médicos especialistas, reportagens e até dicas de alimentação e beleza.
“A TV Doutor tem o grande propósito de orientar as pessoas para uma melhor qualidade de vida e impactar os índices de saúde do nosso país”, explicou Sonati, CEO e fundador da startup.
O conteúdo exibido na TV Doutor é sazonal, feito de acordo com o calendário de saúde da época. Por ser personalizável, as clínicas e estabelecimentos de saúde podem inclusive colocar avisos e propagandas da própria clínica.
“Houve o caso em que a clínica mostrou todas as especialidades atendidas na televisão. A paciente, que tinha ido realizar uma consulta de cardiologia, perguntou para a recepcionista se realmente atendiam oftalmologia na mesma clínica. Além de confirmar, a recepcionista ainda informou que a médica estava disponível para atendimento naquela hora. No tempo em que esperava uma consulta, a paciente foi atendida em outra especialidade, realizando um procedimento enquanto esperava outro”, comentou Sonati. A TV Doutor acaba tornando-se um veículo de comunicação entre a clínica e os pacientes.
O modelo de negócios da startup é a venda por assinatura do serviço, além da veiculação de publicidade. “Nossos planos começam em R$ 180 por tela. Mas, se o cliente preferir, podemos trabalhar em uma TV 100% dele, inclusive sem publicidade”, disse o CEO.
O time da startup é formado por profissionais de televisão, entre jornalistas, cinegrafistas, editores e publicitários. “Validamos os conteúdos com os próprios médicos. Nos nossos programas, damos vozes a eles. Não há apresentadores ou estúdios, os médicos sempre são a estrela da nossa TV. A TV Doutor é a TV do médico”.
Hoje, a startup está presente em mais de 10 cidades e conta com mais de 350 mil telespectadores. A startup está presente em clínicas e consultórios de odontologia, tendo realizado parcerias com sociedades de medicina como o clube de benefícios da Sociedade de Medicina de Campinas, por exemplo.
A TV Doutor é o terceiro empreendimento de Ricardo Sonati e foi investida com capital próprio – pelo menos até agora, pois a startup abrirá uma rodada de investimentos em breve.
O investimento é necessário para que a TV Doutor alcance seu objetivo: estar presente em mais de 10 estados do país, disponível em mais de mil televisões de consultórios e hospitais. A startup em breve começará a trabalhar também com realidade virtual, trazendo mais tecnologia e entretenimento às salas de espera. Para conhecer de que formas a tecnologia já está impactando na saúde e medicina, leia o nosso e-book gratuito sobre healthtech.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários