Startup traz programação de saúde para salas de consultórios e hospitais

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

2 de março de 2018 às 18:47 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Esperar em salas de consultório para consultas médicas pode ser improdutivo, mesmo que haja celulares ou revista no local. Por isso, uma tendência crescente é a presença de televisões com conteúdo personalizado de acordo com interesses do público-alvo. Esse é o caso da startup TV Doutor, uma rede de televisão sobre saúde que tem o intuito de trazer entretenimento e bem-estar para as salas de espera.

Ricardo Sonati tem a experiência de 12 anos no setor de health care e foi diretor de marketing de hospitais como o Beneficência Portuguesa. O empreendedor conheceu a Accent Health, empresa norte-americana de veiculação de mídia sobre saúde para salas de espera, e resolveu importar o modelo. Fundada em 2016, a grande diferença é que a TV Doutor produz o próprio conteúdo veiculado, tornando personalizável de acordo com a necessidade e desejo do laboratório, clínica ou hospital.

Na rede de televisão da TV Doutor, existem sete editorias em que a pauta é a saúde desde a gestação à “melhor idade”, passando por saúde bucal, estética e esportes. São veiculadas entrevistas com médicos especialistas, reportagens e até dicas de alimentação e beleza.

“A TV Doutor tem o grande propósito de orientar as pessoas para uma melhor qualidade de vida e impactar os índices de saúde do nosso país”, explicou Sonati, CEO e fundador da startup.

O conteúdo exibido na TV Doutor é sazonal, feito de acordo com o calendário de saúde da época. Por ser personalizável, as clínicas e estabelecimentos de saúde podem inclusive colocar avisos e propagandas da própria clínica.

“Houve o caso em que a clínica mostrou todas as especialidades atendidas na televisão. A paciente, que tinha ido realizar uma consulta de cardiologia, perguntou para a recepcionista se realmente atendiam oftalmologia na mesma clínica. Além de confirmar, a recepcionista ainda informou que a médica estava disponível para atendimento naquela hora. No tempo em que esperava uma consulta, a paciente foi atendida em outra especialidade, realizando um procedimento enquanto esperava outro”, comentou Sonati. A TV Doutor acaba tornando-se um veículo de comunicação entre a clínica e os pacientes.

O modelo de negócios da startup é a venda por assinatura do serviço, além da veiculação de publicidade. “Nossos planos começam em R$ 180 por tela. Mas, se o cliente preferir, podemos trabalhar em uma TV 100% dele, inclusive sem publicidade”, disse o CEO.

O time da startup é formado por profissionais de televisão, entre jornalistas, cinegrafistas, editores e publicitários. “Validamos os conteúdos com os próprios médicos. Nos nossos programas, damos vozes a eles. Não há apresentadores ou estúdios, os médicos sempre são a estrela da nossa TV. A TV Doutor é a TV do médico”.

Hoje, a startup está presente em mais de 10 cidades e conta com mais de 350 mil telespectadores. A startup está presente em clínicas e consultórios de odontologia, tendo realizado parcerias com sociedades de medicina como o clube de benefícios da Sociedade de Medicina de Campinas, por exemplo.

A TV Doutor é o terceiro empreendimento de Ricardo Sonati e foi investida com capital próprio – pelo menos até agora, pois a startup abrirá uma rodada de investimentos em breve.

O investimento é necessário para que a TV Doutor alcance seu objetivo: estar presente em mais de 10 estados do país, disponível em mais de mil televisões de consultórios e hospitais. A startup em breve começará a trabalhar também com realidade virtual, trazendo mais tecnologia e entretenimento às salas de espera. Para conhecer de que formas a tecnologia já está impactando na saúde e medicina, leia o nosso e-book gratuito sobre healthtech.

[php snippet=5]