Cientista chinês faz primeira edição genética do mundo em bebês
Por Isabela Borrelli
26 de novembro de 2018 às 16:10 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A pesquisa em CRISPR, ferramenta de edição genética, atingiu um novo patamar neste domingo. Jiankui He, cientista da Universidade do Sul de Ciência e Tecnologia da China, localizada em Shenzhen, divulgou que criou os primeiros bebês geneticamente editados. He disse à Associated Press que as gêmeas nasceram no começo do mês, depois que ele editou seus embriões usando a tecnologia CRISPR para remover o gene CCR5, que permite que o vírus do HIV infecte outras células. Com isso, teoricamente, os bebes ficam imunes ao contágio pelo vírus HIV.
O MIT Technology Review, revista cientifica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, publicou, após o anúncio da Universidade do Sul de Ciência e Tecnologia da China, um artigo referendando o trabalho conduzido por He. O cientista chines estudou nas universidades americanas de Rice e Stanford, antes de retornar à China. He afirmou que sente “uma forte responsabilidade de não apenas fazer o primeiro (experimento bem sucedido com edição de genes em bebês), mas também de torná-lo um exemplo” e que “a sociedade decidirá o que fazer a seguir”.
De acordo com documentos reunidos pela Technology Review, o estudo teria sido aprovado pelo Comitê de Ética Médica do Hospital HarMoniCare de Mulheres e Crianças de Shenzhen. A equipe de pesquisa escreveu que seu objetivo é “obter crianças saudáveis para evitar o HIV, fornecendo novos insights para a futura eliminação das principais doenças genéticas nos primeiros embriões humanos”.
Em 2015, cientistas da Universidade Sun Yat-sen de Guangzhou editaram os genes de um embrião humano usando a mesma tecnologia. Muitos cientistas e especialistas em ética estão discutindo os limites morais do uso da edição de genes. Nos Estados Unidos e em muitos países europeus, por exemplo, usar um embrião geneticamente modificado durante uma gravidez é proibido.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários