Vagas: Guiabolso investe em sua área de tecnologia

Por Tainá Freitas
27 de março de 2019 às 15:37 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Guiabolso, fintech que auxilia na gestão financeira dos brasileiros, quer crescer seu time de tecnologia. A startup está com vagas abertas para desenvolvedores e profissionais da área – entre eles, de backend, frontend e especialistas em Android e iOS.
Atualmente, 49% dos funcionários da startup são deste setor. O time é responsável desde a manutenção do aplicativo, produto e dados, entre outros. Para tal, todas as vagas utilizam tecnologias da Amazon Web Services e o método CI/CD.
“Estamos buscando profissionais sem faixa etária definida, mas que já tenham conhecimento e queiram se desenvolver dentro da empresa”, conta Cecília Lanat, diretora de pessoas do Guiabolso.
As vagas especialistas vão de profissionais na categoria pleno até especialista. A empresa trabalha com diversas linguagens de programação, como Kotlin, Phyton, além das tecnologias de ReactJS, Clean Architecture, entre outros.
Para selecionar os profissionais, o Guiabolso realiza quatro entrevistas no mesmo dia. As entrevistas vão desde a parte técnica até para verificar se os candidatos possuem um fit cultural com a empresa.
Cecília Lanat descreve a cultura do Guiabolso como “jovem e não hierárquica”. “Temos a cultura de falar a verdade, receber feedback independente da posição e senioridade, fazer o melhor junto, com colaboração e trabalho em equipe. Há um senso de comunidade de vestir a camisa, acreditar e viver o melhor juntos”.
Os candidatos recebem o feedback no mesmo dia do processo seletivo. “A pessoa já sai daqui com uma proposta. Percebemos que perdíamos pessoas boas no caminho porque demorávamos muito no processo e há muita procura e demanda por profissionais dessa área”, explicou Lanat. Os benefícios concedidos pela empresa são plano de saúde, GymPass, plano odontológico, vale-alimentação e refeição, vale-transporte e seguro de vida.
O onboarding
Após o processo seletivo, os profissionais experimentam o onboarding, parte da adaptação de conhecer e se instalar na empresa. Há um dia institucional para funcionários de todas as áreas aprenderem mais sobre os valores e a cultura de toda a empresa e também as partes burocráticas do mercado financeiro.
No entanto, o time de tecnologia passa por um período de adaptação ainda maior para se integrarem aos sistemas e tecnologias usados. O Guia – como são chamados os funcionários da startup – recebe um desafio que dura uma semana e, para realizá-lo, deve interagir com todos os times de tecnologia.
O desafio é, de certa forma, um reflexo do que o profissional viverá na empresa. O time de tecnologia é dividido em squads – método de organização ágil -, cada um focado em uma diferente iniciativa. Atualmente, existem mais de 10 times específicos desse setor na startup.
Plano de carreira?
O Guiabolso não possui planos de carreira pré-definidos. “Temos caminhos de crescimento, níveis de senioridade dentro da carreira, mas a velocidade e o caminho dependem do próprio funcionário individualmente”, comentou a diretora de pessoas da empresa.
Para acompanhar o desenvolvimento de seus funcionários, o Guiabolso dá feedbacks a cada dois meses e realiza reuniões com o time societário da empresa pelo menos duas vezes ao ano. Isso porque a startup oferece opção de compras de ações da empresa para os profissionais que se destacam.
“Hoje, temos mais de 40 pessoas na empresa que possuem esse benefício e imaginamos que teremos mais um comitê em breve e esse número deve crescer”, disse Cecília. Segundo a diretora, a empresa avalia quanto tempo o profissional está na empresa, nota de avaliação de performance (que deve ser acima da média).
“Esse é um mecanismo muito utilizado por startups para trazer gente boa. Desde o começo existe esse benefício como uma forma de remuneração e compensação inclusive para trazer os primeiros colaboradores”, disse Lanat.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários