Gentrop, edtech do Vale do Silício, traz projeto do Google para o Brasil

Por Tainá Freitas
17 de abril de 2018 às 16:43 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Google possui um programa específico para trazer a tecnologia e dispositivos eletrônicos para as salas de aula: o Google For Education. A empresa possui vários parceiros para divulgação do programa no mundo, e um desses parceiros, no Brasil, é a Gentrop.
A Gentrop é uma startup criada em 2009, em Palo Alto, no Vale do Silício. Na época, a empresa tinha o objetivo de mudar como as empresas estavam fazendo uso de nuvens, focando totalmente em Business Intelligence e infraestrutura. Em 2016, a startup veio para o país ainda com esse desejo e hoje está no país oferecendo soluções de tecnologia através de parceiros.
A startup se tornou uma das principais representantes do G Suite para o Google e de marketing para a Salesforce, empresa de software focada em CRM e gestão de clientes. A empresa foi convidada para representar o Google para clientes, visando o crescimento de um programa que já está presente em mais de 80% das escolas dos Estados Unidos, segundo Thales Calmon, sócio na Gentrop.
“Se olharmos uma sala de aula em 1900 e em 2018, elas seguem a mesma estrutura – várias cadeiras seguindo uma hierarquia de ‘eu conheço, vocês aprendem, eu demando, vocês fazem’. Como o Google muda esse conceito de ensino? Colocando colaboração, proatividade e tirando hierarquia, substituindo por iniciativas participativas – e uma aula com participação conjunta é muito mais produtiva do que uma aula que você impõe”, comentou o empreendedor.
Para Calmon, aprender sobre a Revolução Francesa e ainda poder pesquisar fatos e histórias da época é muito mais interessante do que apenas seguir o conteúdo didático. Hoje, existem professores que são certificados no Google, justamente com esse propósito de aula mais horizontal e dinâmico.
“No Brasil, ainda estamos engatinhando nessa tecnologia. O percentual de pessoas que possuem esse tipo de tecnologia ainda é baixo, e o Google é um exemplo de empresa que está fazendo um esforço hercúleo para mudar isso”, explicou Thales. Atualmente, o Google For Education está presente em mais de quinhentas escolas públicas de Salvador, fruto de uma parceria com a Prefeitura da cidade.
No Google for Education, a empresa possui o Google Classroom, uma sala de aula online. “A grande diferença é que é possível ministrar provas, delegar tarefas, observar os alunos fazendo em tempo real e ainda as corrigir. Criamos um modelo de ensino totalmente diferente, e o professor tem o controle de tudo, inclusive conhece o empenho do aluno através de análise de login, entre outros”, afirmou.
Essa nova modalidade de ensino acompanha o próprio desenvolvimento dos alunos, que estão cada vez mais conectados e utilizando tecnologias de forma nativa. Inovações em tecnologia são desenvolvidas todos os dias para que a educação seja mais acessível e eficiente, dentro ou fora das salas de aula. A Gentrop estará presente na EdTech Conference, junto com outras inovações em tecnologia na educação. A EdTech Conference acontecerá nesta quarta-feira (17), garanta a sua vaga!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários