Gamer Trials: a startup em que usuários testam jogos e ganham recompensas

Por Tainá Freitas
18 de março de 2019 às 11:53 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Você já imaginou testar um novo jogo de graça e ainda ganhar recompensas por isso? Essa é a proposta da Gamer Trials, startup criada em 2015 no Rio de Janeiro.
Os usuários podem escolher entre as “quests” (testes) existentes e trazer insights de bugs ou erros dentro do jogo, bem como relatar como foi a experiência. Em troca, a Gamer Trials oferece moedas que podem ser acumuladas e trocadas por recompensas reais, como créditos em jogos populares já existentes, entre outros. As moedas são chamadas de “Trial Pieces”.
“Nosso objetivo é engajar os usuários finais e desenvolvedores” comentou Danilo Martins, cofundador da Gamer Trials, em entrevista à StartSe. Atualmente, mais de 100 jogos foram testados na plataforma, que conta com cerca de 18 mil usuários. “Para o público, é fantástico poder opinar com quem está desenvolvendo o jogo”, disse Martins.
No entanto, não é qualquer avaliação que é passível de recompensa – ela tem que ser considerada aceitável pelo desenvolvedor que a recebe. As moedas são compradas pelos próprios na conversão de um trial piece = um real.
E é aí que mora o modelo de negócios da Gamer Trials: apenas metade do valor da moeda é repassada para os jogadores. A outra metade é a margem da startup.
Durante sua trajetória, a Gamer Trials foi acelerada pela Oito, aceleradora e espaço de co-inovação da Oi, e foi destaque no programa InovAtiva Brasil. Nos programas, a startup recebeu mentoria para auxiliar na construção e desenvolvimento do negócio.
Fomentando o ecossistema
Além de facilitar o contato entre desenvolvedores e jogadores no mundo virtual, a Gamer Trials também traz essa união para o mundo real. A startup organiza os “Gamer Jam +”, evento em que desenvolvedores se reúnem para criar novos jogos. A iniciativa é semelhante aos hackathons de programadores.
O primeiro Gamer Jam + aconteceu em 2016 e, no ano seguinte, foi levado para seis cidades. Em 2017, o evento atingiu grandes proporções: a final foi realizada na Game XP, dentro do Rock In Rio.
Para este ano, a expectativa é que o Gamer Jam + seja realizado em 30 cidades e também no exterior. Já estão confirmadas edições em Porto e Lisboa, em Portugal, e Dublin, na Irlanda.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários